AchèAchè
    search
    Título

    A partir de que idade é possível perceber os sinais da síndrome de Turner?

    Uncategorized

    Por

    A síndrome de Turner é uma condição determinada geneticamente pela ausência total ou parcial do cromossomo X. Segundo o Ministério da Saúde, o problema afeta somente as mulheres e, segundo estudos, atinge 1 menina a cada 1,5 a 2,5 mil nascidas vivas. Confira quais são os sinais da síndrome de Turner e a partir de quando é possível percebê-los. 

    Baixa estatura é um dos sinais da síndrome de Turner


    “Não há uma idade definida para o início da percepção dos sintomas da síndrome de Turner porque as características variam muito de indivíduo para indivíduo”, afirma o endocrinologista Lúcio Vieira. Além disso, vários dos sinais levam anos para aparecer. O médico destaca que as meninas portadoras da síndrome, geralmente, apresentam baixa estatura, pescoço curto e não costumam menstruar.

    Estes, no entanto, não são os únicos sinais da síndrome de Turner. A condição pode ainda deixar os pés e mãos da paciente inchados, aumentar a distância entre as mamas, atrapalhar o crescimento dos dedos e tornar o palato alto. No longo prazo e sem tratamento, a mulher pode desenvolver osteoporose, diabetes e ter problemas nos olhos e ouvidos. 

    Diagnóstico precoce da síndrome facilita tratamento


    Levar a filha a consultas periódicas com um pediatra é a melhor forma de
    detectar a doença precocemente e tratá-la. “O pediatra percebe alteração no padrão de velocidade de crescimento, constata se a menina está dentro do alvo genético de altura dos pais e examina o conjunto de sinais e sintomas da paciente”, explica o especialista. 

    De acordo com o médico, o diagnóstico precoce pode ter impacto na determinação da altura, já que neste caso o tratamento com hormônio de crescimento é aprovado. O uso de outros hormônios, como o estrogênio, e outras abordagens, como acompanhamento psicológico, também podem ser necessários, dependendo dos sinais e sintomas da paciente. 


    Dados do Ministério da Saúde:
    http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/abril/03/pcdt-sindrome-de-turner-livro-2010.pdf

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes