AchèAchè
search
Título

Síndrome de Turner: O Que É, Sintomas e Tratamentos

Cuidados e Bem-estar
Saúde Infantil

19 de outubro de 2023

O Que É a Síndrome de Turner

A Síndrome de Turner é uma condição genética que afeta exclusivamente mulheres. A maioria das pessoas nasce com dois cromossomos sexuais, com meninas herdando um cromossomo X de cada um dos pais. Nas pacientes com a Síndrome de Turner, uma cópia desse cromossomo está ausente, alterada ou parcialmente ausente. Segundo a endocrinologista Daniele Zaninelli, a perda ou alteração do cromossomo X ocorre aleatoriamente. Às vezes, isso é causado por um problema com o espermatozoide ou o óvulo, mas em outras situações, a perda ou alteração do cromossomo X acontece no início do desenvolvimento fetal. Nos meninos, que herdam o cromossomo X da mãe e o cromossomo Y do pai, a Síndrome de Turner não se desenvolve.

Diagnóstico da Síndrome de Turner

As primeiras suspeitas da síndrome surgem ainda no período pré-natal, a partir da ultrassonografia ou de uma amostra de sangue da mãe, que permite a análise dos cromossomos. Após o nascimento, também é possível diagnosticar a síndrome através de uma amostra de pele ou da raspagem da bochecha. De acordo com a Dra. Daniele Zaninelli, o surgimento dos sinais varia: “Para algumas meninas, a presença da Síndrome de Turner pode não ser imediatamente aparente, com os sinais e sintomas desenvolvendo-se lentamente ao longo do tempo. Em outras, uma série de características físicas e o crescimento deficiente são aparentes desde cedo”.

Sintomas da Síndrome de Turner

Os sinais mais comuns em quase todas as meninas, adolescentes e mulheres jovens com Síndrome de Turner são:

  • Baixa estatura
  • Insuficiência ovariana

A insuficiência ovariana leva à falta de menstruações (amenorreia), ao atraso no desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e à infertilidade. Além disso, podem ser observadas algumas anomalias congênitas e adquiridas, como:

  • Problemas cardiovasculares
  • Problemas renais
  • Deficiência auditiva
  • Hipertensão
  • Doenças tireoidianas
  • Osteoporose
  • Obesidade

A Síndrome de Turner também pode deixar uma variedade de sinais físicos, incluindo:

  • Pescoço curto e/ou alado
  • Tórax largo e em escudo
  • Cúbito valgo
  • Baixa implantação dos cabelos na nuca
  • Orelhas proeminentes e de implantação baixa

Tratamentos para a Síndrome de Turner

O tratamento da Síndrome de Turner envolve abordagens multidisciplinares e pode incluir:

  1. Terapia de reposição hormonal: Utilizada para estimular o desenvolvimento das características sexuais secundárias e tratar a insuficiência ovariana.
  2. Tratamento de crescimento: Hormônio do crescimento pode ser prescrito para ajudar a aumentar a estatura final.
  3. Cuidados cardiovasculares: Monitoramento e tratamento de anomalias cardíacas e hipertensão.
  4. Suporte educacional e psicológico: Ajuda a lidar com dificuldades de aprendizagem e apoio emocional.
  5. Tratamentos específicos para outras condições associadas: Abordagens personalizadas para problemas renais, tireoidianos, auditivos, entre outros.

O acompanhamento médico contínuo é essencial para gerenciar as diversas manifestações da Síndrome de Turner ao longo da vida.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Cuidados de mãe! Pediatra responde dúvidas que rondam os consultórios médicos

Ser mãe é um gesto de amor e de carinho. Mas para chegar que a esse momento tão especial, surgem diversas dúvidas. Questões como “qual o momento para começar a higiene bucal?” ou “o que fazer quando o bebê não consegue dormir?” são mais comuns do que se imagina. O Especial Mães e Filhos traz informações interessantes […]

Artigos
Como preservar a imunidade dos pequenos no período de volta às aulas?

O período de volta às aulas é sempre preocupante para os pais de crianças, pois o contato com os coleguinhas se apresenta como um obstáculo à imunidade dos pequenos. É bastante comum os alunos apresentarem quadros infecciosos no retorno às aulas, principalmente virais, o que exige dos pais muita atenção e cuidados.   Rotina de hábitos […]

Artigos
Quais os erros mais comuns que os pais cometem com relação à imunidade de suas crianças?

A imunidade infantil é frágil, pois é nos primeiros anos de vida que ocorre a maturação do sistema imune. Os hábitos de vida dos pequenos ao longo desses primeiros anos influenciam diretamente esse desenvolvimento. Portanto, é fundamental que os pais se instruam bastante para oferecer aos seus filhos os cuidados mais adequados de acordo com […]

Converse com um dos nossos atendentes