AchèAchè
    search
    Título

    Qual é a relação do herpes com o estresse?

    Herpes
    Sintomas

    Por Dra. Marcela Benez

    20 de maio de 2019

    O herpes é uma infecção viral capaz de produzir bolhas e feridas na boca e na região genital. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), ao infectar uma pessoa, o vírus permanece no organismo por toda a vida e pode causar várias crises ao longo dos anos. Por isso, é importante conhecer e evitar os fatores que facilitam o retorno dos sintomas, como é o caso do estresse.

    Estresse favorece a multiplicação do vírus 


    O estresse consegue prejudicar as defesas do corpo humano que ajudam a manter o herpes adormecido. O
    organismo mais fragilizado abre espaço para que a infecção volte a se manifestar. “O estresse diminui a imunidade, permitindo que o vírus que estava latente se multiplique, causando lesões”, afirma a dermatologista Marcela Benez.
    Antes dos sinais visíveis que tanto caracterizam o herpes, o paciente pode sentir coceira e ardência. Além do estresse, é importante destacar ainda o cansaço, o período menstrual e o esforço físico como fatores que facilitam o retorno dos sintomas.

    É possível tratar o herpes e o estresse?


    Uma das melhores maneiras de evitar que o estresse abale a atuação do sistema imunológico na defesa do corpo contra o vírus é fazer o tratamento do herpes corretamente. “Pacientes com muitos episódios de herpes ao longo do ano têm indicação de prevenir novos episódios com o
    uso de L-lisina associada a medicação antiviral”, aconselha a médica.
    No entanto, é fundamental também combater o estresse, não só para evitar o incômodo causado pela infecção, mas para evitar outros tipos de problemas de saúde, como doenças mentais. Medidas aplicadas no dia a dia, como a prática de atividades físicas, boa alimentação e até ajuda terapêutica profissional são recomendadas.

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI): https://www.infectologia.org.br/pg/985/herpes-simples
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    estresse
    herpes
    herpes genital
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes