A volta dos sintomas do herpes varia muito de uma pessoa para outra. Algumas têm uma ou outra crise por ano, outras têm cerca de duas a três crises por mês.
Para pessoas saudáveis, novas crises de herpes provocam apenas o desconforto habitual dos sintomas, como coceira, ardência, feridas e bolhas na região da boca ou dos genitais, pois, diferentemente da primeira crise, as recidivas não costumam provocar febre.
Porém, para pessoas que já tenham alguma doença de pele, doenças crônicas e/ou problemas no sistema imunológico, os riscos de haver alguma complicação e de esta ser séria são bem maiores, então é necessário sempre ter acompanhamento médico, principalmente durante as crises.
De qualquer forma, quando as crises são muito frequentes é preciso ficar alerta. Em caso de crises recorrentes ou muito extensas, é importante procurar um médico para investigar se há alguma deficiência no sistema imunológico ou uma doença mais grave que possa estar causando uma baixa imunidade.
As crises recorrentes costumam ser tratadas por um período de cerca de seis meses. O tratamento pode ser feito com medicações antivirais e outras que atuam aliviando os sintomas da infecção. Também é possível recorrer à lisina, um aminoácido que ajuda a prevenir novas crises de herpes.
Além das doenças que enfraquecem o sistema imunológico, como gripes e resfriados, outros fatores que favorecem o surgimento de crises de herpes são: exposição excessiva à luz solar, traumas locais, hipo ou hipertermia e grandes níveis de ansiedade e estresse. Para preveni-las, é importante usar hidratantes labiais com filtro solar, manter as narinas hidratadas, manter uma alimentação saudável e evitar os fatores citados.
Fontes:
Cuidados pela Vida. Herpes: você tem crises recorrentes? Procure um médico! Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/blog/post/herpes-voce-tem-crises-recorrentes-procure-um-medico. Acesso em 24 de agosto de 2018.
Cuidados pela Vida. Quais são as possíveis complicações de uma infecção pelo herpes? Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/blog/post/quais-sao-as-possiveis-complicacoes-de-uma-infeccao-pelo-herpes. Acesso em 24 de agosto de 2018.