AchèAchè
    search
    Título

    Qual é a importância da vitamina D para a saúde do homem?

    Cuidados e Bem-estar
    Saúde do Homem

    Por Dr. Conrado Alvarenga

    29 de dezembro de 2021

    A vitamina D é um nutriente essencial para a saúde de todos nós, cumprindo funções importantes no sistema imunológico e na manutenção dos ossos. O urologista Conrado Alvarenga conversou com a equipe do Cuidados Pela Vida e falou um pouco mais sobre a importância da vitamina D para homem e o que fazer para manter sempre bons níveis dessa substância. Confira!

    Falta de vitamina D causa infertilidade no homem?

     

    Uma das principais dúvidas relacionadas à vitamina D no homem é a possibilidade de sua deficiência causar infertilidade. De acordo com estudos desenvolvidos por Dr. Alvarenga na Faculdade de Medicina da USP, esse é um problema possível. “A relação entre vitamina D baixa, níveis reduzidos de testosterona e disfunção erétil parece não ser um mito. Não se sabe se é causa ou efeito, mas estas três situações estão associadas”, explica o médico. 

    Segundo o urologista, a vitamina D cumpre funções que vão além de ser um simples nutriente. “A vitamina D tem múltiplas funções, mas em especial, além de sua função clássica para fixação de cálcio nos ossos, ela é um hormônio. Sim, um hormônio, que é super importante para a saúde do homem, pois os testículos possuem receptores de vitamina D e talvez ela seja muito importante para o bom funcionamento testicular”. 

    Bons níveis de vitamina D podem evitar disfunção erétil?

     

    Em suas pesquisas, o médico percebeu evidências de que evitar a falta de vitamina D no homem também pode ajudá-lo a evitar a impotência sexual. “Os testículos são os responsáveis pela produção de 95% da testosterona circulante e homens precisam de testosterona. No nosso trabalho, mostramos uma série de casos grandes do Hospital das Clínicas da FMUSP em que concluímos que homens com déficit de vitamina D apresentavam mais frequentemente níveis reduzidos de testosterona e mais queixa de disfunção sexual”, afirma o especialista. 

    A boa notícia é que dá para se manter saudável repondo a vitamina D com hábitos simples. Exposição solar adequada sem riscos (15 a 20 minutos pela manhã) e suplementação são os exemplos destacados por Dr. Alvarenga, mas não somente: a alimentação também pode ser uma grande aliada para ingestão de vitamina D. Carnes brancas e vermelhas, ovos e laticínios são alguns dos alimentos que podem compor a dieta de quem quer manter o nutriente em dia. 

    Tags
    disfunção erétil
    infertilidade
    vitamina D
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes