AchèAchè
    search
    Título

    O que é disfunção erétil? Descubra se a impotência sexual tem tratamento!

    Uncategorized

    Por

    A disfunção erétil (impotência sexual) é um problema que atinge aproximadamente 100 milhões de homens no mundo e 16 milhões no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Apesar de ser popularmente conhecida, muitas pessoas não sabem o que é disfunção erétil ou como proceder ao perceber os sintomas. O urologista convidado para tirar as dúvidas sobre o problema foi o Dr. João Paladino. Confira!

    Tenho 40 anos e estou com disfunção erétil. Por que será?

     

    Primeiro, é preciso entender o que é esse problema. “Disfunção erétil é inabilidade de atingir ou manter uma rigidez peniana suficiente para conseguir uma relação sexual”, explica Dr. Paladino. Ela pode ocorrer em episódios isolados, derivada de questões psicológicas e uso de álcool, por exemplo, ou ser uma situação crônica. Apesar de a impotência sexual em jovens ser possível, ela é bem mais comum em homens após os 40 anos de idade, chegando a cerca de 50% da população masculina, de acordo com dados da SBU. 

    “Entre os fatores mais frequentes estão tabagismo, obesidade, doenças cardiovasculares, dislipidemia, diabetes, hipertensão arterial, trauma raquimedular, doenças desmielinizantes, como a esclerose múltipla, alterações hormonais e cirurgias oncológicas pélvicas, como a prostatectomia radical e a retossigmoidectomia”, afirma o médico. Problemas neurológicos, doenças psicológicas, como a ansiedade e depressão, além de problemas anatômicos, também são apontados como causas para a impotência. 

    Dá para prevenir! Entenda como evitar a disfunção erétil

     

    A disfunção erétil pode ser prevenida com hábitos simples. A SBU indica que um estilo de vida saudável, com prática regular de exercícios físicos e evitando o tabagismo, o consumo de álcool e de outras drogas. Uma alimentação balanceada também pode aumentar as chances de prevenção. É de extrema importância ainda manter consultas regulares com seu urologista.

    Se já há disfunção erétil, o tratamento é capaz de controlar o problema e proporcionar qualidade de vida, como explica Dr. Paladino: “O tratamento consiste em diagnóstico da doença de base e tratamento desta para evitar a piora do quadro e a restauração da função erétil por meio de medicações orais, medicamentos injetáveis no corpo cavernoso e a prótese peniana, com seus modelos maleável, articulado ou inflável. É possível ainda o uso de bombas de vácuo e uso de terapia de ondas de choque de baixa intensidade, em casos selecionados”.

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU): https://portaldaurologia.org.br/publico/faq/disfuncao-eretil-conheca-causas-sintomas-prevencao-e-tratamentos/

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes