Por mais que a exposição ao sol seja muito importante para algumas funções vitais do organismo, o contato com os raios solares desprotegido pode também trazer malefícios. Não é por acaso que os dermatologistas recomendam o uso diário de filtro solar. Inclusive, esse cuidado rotineiro deve ser mantido até mesmo nos dias em que a exposição ao sol é mínima.
Efeitos nocivos do sol à pele podem ser sentidos mesmo dentro de casa ou em dias nublados
“Quando estamos em ambientes fechados, ainda há exposição à luz visível, a qual também é capaz de provocar efeitos maléficos à pele, como manchas, envelhecimento e aumento da produção de radicais livres”, informa a dermatologista juliana Fonte. Sendo assim, o uso de filtro solar deve ser feito todos os dias, independente do tempo (nublado, ensolarado, chuvoso) e sair ou não para a rua.
Nos dias com pouco sol, muitas pessoas vão à rua sem passar o filtro solar por acharem que o sol ameno ou escondido atrás das nuvens não causa dano, mas isso é um erro. “Mesmo em dias nublados estamos expostos à radiação ultravioleta. Existe menor risco de queimadura, porém ainda há risco de fotoenvelhecimento, manchas e, até mesmo, dermatoses agravadas pela radiação UV (Lúpus, erupção polimorfa solar e urticária solar”, explica a dermatologista.
Como transformar o uso de filtro solar em um hábito
O grande desafio é tornar o uso do filtro solar um hábito diário, pois a maioria das pessoas tende a usar o produto apenas nos dias de maior exposição aos raios solares (praia, piscina, bosque, parques, etc.). Caso o dermatologista tenha recomendado um filtro solar específico de uso diário mas você está tendo dificuldade de seguir à risca o indicado, a dica é relacionar a aplicação do filtro solar a um hábito de sua rotina já bem consolidado, como escovar os dentes após o café da manhã, por exemplo.
Buscando o FPS ideal para sua pele
Além do hábito de usar o filtro solar todos os dias, é essencial garantir o produto mais adequado às suas necessidades, ao seu tipo de pele. Como cada pessoa possui características próprias de pele, é impossível dizer, por exemplo, um valor de FPS (Fator de Proteção Solar) de filtro solar ideal para todos. Contudo, sabe-se que, no geral, o valor mínimo efetivo é o FPS 30.
Foto: Shutterstock