AchèAchè
    search
    Título

    Quais são os benefícios do uso diário do protetor solar?

    Uncategorized

    Por

    Devido à sua extensão e sensibilidade, a pele é uma das partes do corpo humano mais expostas a ação de agentes externos. Um deles é o sol, que pode prejudicar a aparência e a saúde da pele. Para evitar os efeitos nocivos do sol, os dermatologistas recomendam usar filtro solar diariamente. Confira os principais benefícios do uso diário do protetor solar. 

    Uso diário do protetor solar ajuda a evitar câncer de pele


    “Todos os pacientes, independentemente da cor da pele, estão sujeitos aos potenciais efeitos adversos da radiação ultravioleta e podem se beneficiar do protetor solar”, afirma a dermatologista Manuela Boleira. Entre as consequências negativas estão o
    envelhecimento precoce da pele, o câncer de pele, manchas e queimaduras solares.

    De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o protetor solar deve ser usado diariamente porque os efeitos da radiação UV se acumulam ao longo dos anos. Ou seja, rugas, pintas, tumores benignos e malignos e outras consequências da exposição aos raios UVA e UVB podem demorar anos para surgirem. 

    Saiba como escolher o FPS ideal para a sua pele


    Segundo a médica, os protetores solares são especialmente úteis para pessoas de pele clara. “Pacientes com a pele clara estão mais suscetíveis aos efeitos nocivos da radiação UV do sol. Assim, o ideal é usar um protetor de amplo espectro (cobrindo os raios UVA, além do UVB) e com fator de proteção solar (FPS) maior que 30”, indica a profissional.

    Quem trabalha ao ar livre ou costuma fazer atividades esportivas ou recreativas sob a luz do sol também deve, de acordo com Dra. Manuela, utilizar protetor solar com FPS no valor 30 ou até mesmo superior, aplicando-o generosamente em toda a área exposta

    Além disso, a médica destaca a importância de considerar o tipo de pele na hora de escolher o protetor solar na farmácia ou no mercado: “Para pacientes com acne, o ideal são formulações específicas, livres de óleo. Pacientes com pele sensível ou madura também encontram formulações adequadas para seu tipo de pele”.


    Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
    https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes