search
Título

É preciso usar protetor solar mesmo em dias frios de inverno?

Uncategorized

Por

Por mais que nos dias de inverno o sol não se faça tão presente quanto nas demais estações (especialmente o verão), ficando coberto pelas nuvens, a aplicação de filtro solar segue recomendada. Isso se deve ao fato dos raios solares serem capazes de atravessar as nuvens e, assim entrar em contato com a pele.
“Proteger a pele contra os raios solares é essencial em todas as estações do ano, inclusive no inverno. Os raios ultravioletas UVA e UVB, encontrados na radiação solar, estão presentes mesmo em dias nublados e de temperaturas baixas. Assim como nas demais estações, recomenda-se no frio o fator de proteção (FPS) mínimo de 30”, informa a dermatologista Ana Caroline Barreto.  

Características dos raios UVA e UVB


Mesmo não tendo a intensidade tão alta quanto a dos UVB, os raios UVA atingem camadas mais profundas da pele (derme), podendo causar manchas e envelhecimento precoce, além de bronzear.   

“A radiação UVB é a principal responsável pela alteração direta do DNA celular, provocando estresse oxidativo. Já os raios UVA ocasionam o envelhecimento da pele, com redução do colágeno, da elasticidade, perda da hidratação e surgimento e piora de manchas, além do aparecimento de rugas”, explica Ana Caroline. Tanto UVB quanto UVA podem levar ao desenvolvimento de câncer de pele.

Filtro solar deve ser usado mesmo em locais com luz visível


Os raios ultravioleta são os maiores agressores da saúde da pele,
sendo essencial combatê-los até mesmo nos dias em que não se pretende sair de casa ou do ambiente fechado do trabalho. “Isso é necessário pois as telas de celulares e computadores, assim como as lâmpadas fluorescentes, também emitem esse tipo de radiação, mesmo que em menor quantidade”, alerta a especialista sobre a luz visível.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes