A recomendação de usar o filtro solar todos os dias inclui também os dias nublados, pois alguns raios solares possuem a capacidade de ultrapassar as nuvens, chegando até a pele com seus efeitos indesejados. Portanto, independentemente de tempo aberto com sol ou não, o padrão mínimo de FPS indicado segue o mesmo: 30.
“O protetor solar deve ser usado inclusive nos dias nublados, com FPS mínimo de 30. Essa orientação se deve ao fato da radiação solar ultrapassar em parte as nuvens, atingindo e danificando a pele, mesmo essa atuação não sendo visível”, explica a dermatologista Gabriela Itimura.
Efeitos dos raios UVA e UVB
Existem dois tipos de raios ultravioletas, UVB e UVA. Apesar de não terem a intensidade tão alta quanto às dos UVB, atingem camadas profundas da pele, onde podem causar manchas e envelhecimento da pele.
Já os raios UVB atingem a camada mais superficial da pele e são responsáveis por provocar vermelhidão, queimaduras, além de aumentarem os riscos de câncer de pele. Se em dias nublados a necessidade de usar filtro solar já é grande por conta dos UVA, em dias ensolarados a preocupação aumenta ainda mais com os dois tipos de raios incidindo na pele.
Filtro solar deve estar sempre por perto
Por mais que o uso diário do filtro solar seja comprovadamente primordial à saúde, muitas pessoas não aderem a isso por não conseguirem inserir o produto efetivamente na rotina. Para mudar esse quadro, vale comprar o filtro e deixá-lo sempre próximo a você, seja na bolsa ou no bolso. Essa proximidade te ajudará a não esquecer de aplicar o produto e usufruir de seus benefícios.
Foto: Shutterstock