Céu azul, tempo limpo, temperatura agradável e aquele solzão. Circunstância ótima para ir à praia, fazer um programa de lazer ou realizar exercícios físicos. Mas, ao chegar no local escolhido para a atividade, você se dá conta de que esqueceu algo essencial como o protetor solar. Chato, não?
Pois é. Só que mesmo assim você não deixou de aproveitar esta bela oportunidade e, como uma consequência natural, acabou ficando com a pele queimada. Separamos algumas dicas para serem seguidas quando formos pegos de surpresa e não prejudicarmos ainda mais o maior órgão do corpo humano.
Esqueci o protetor. O que fazer?
Nos casos de esquecimento do protetor solar, a solução para não se sair prejudicado pelos raios ultravioletas é fazer o possível para amenizar o contato direto com o sol, como o uso de roupas e acessórios: “Neste caso, recomenda-se o uso de roupas, chapéu e óculos escuros. Procurar local com sombra e não se expor diretamente ao sol por período muito prolongado”, indica a dermatologista Ana Carolina Sangenetto Fernandes.
Outra dica importante nesta situação é evitar a exposição ao sol nas horas próximas ao meio-dia, quando a radiação ultravioleta é muito forte.
Me queimei. E agora?
Quando não conseguimos evitar as queimaduras e ficamos com a pele irritada, quente e avermelhada, é preciso saber o que fazer para não piorar ainda mais o quadro e tentar aliviar o problema: “No caso de queimadura solar leve devemos evitar banhos mornos, aplicar hidratantes e calmantes para a pele e não se expor ao sol novamente. Em casos mais graves deve-se procurar atendimento médico”, recomenda a dermatologista. Cremes hidratantes com agentes suavizantes, como a arnica, consagrada por sua ação anti-inflamatória, auxiliam no alívio do desconforto da pele.
Sol pode ser perigoso
Não devemos “brincar” com a exposição solar sem a devida proteção, é um assunto sério e que pode provocar doença séria e fatal. A Dra. Ana Carolina alerta para as consequências: “Os efeitos da radiação solar sobre a pele podem ser mais agudos, quando ocorre a vermelhidão e a queimadura solar, e mais tardios como nos casos de manchas na pele, fotoenvelhecimento e o câncer de pele”.