AchèAchè
    search
    Título

    Quais sinais podem indicar um caso de infecção por H. pylori?

    Uncategorized

    Por

    A H. pylori (Helicobacter pylori) é uma bactéria que provoca infecção no estômago, trazendo sintomas incômodos. Uma das complicações mais relevantes do quadro provocado por este agente é a formação de úlceras estomacais (ou úlceras gástricas), que nada mais são do que feridas na mucosa do órgão. 

    Sinais que indicam infecção por H. pylori


    “Os sintomas da infecção pela
    H. pylori são semelhantes aos da gastrite. Sendo assim, é comum que o paciente sinta desconfortos como dor abdominal, náusea, vômito, estufamento e diminuição do apetite”, informa a gastroenterologista Fernanda Oliverio. É importante ter em mente que a intensidade dos sintomas varia de acordo com a gravidade do quadro, com o tamanho das úlceras, caso estas tenham se formado.  

    Segundo a especialista, caso haja úlceras gastroduodenais secundárias à infecção por H. pylori, o paciente pode apresentar vômito com sangue ou melena (fezes enegrecidas e fétidas devido ao sangramento). “Ou seja, são sintomas inespecíficos, semelhantes a outras doenças gástricas”, afirma a médica.

    Diagnóstico e tratamento 


    Para evitar que os sintomas se perpetuem por muito tempo e evoluam em intensidade, é fundamental buscar um médico especialista assim que os primeiros sinais aparecerem. Com o
    diagnóstico correto e feito precocemente, as chances de controlar rapidamente o quadro crescem significativamente.

    O tratamento medicamentoso também é muito importante, seja por meio de remédios que combatem diretamente a bactéria ou de outros fármacos destinados a amenizar os incômodos sintomas do quadro. Não fumar, evitar ao máximo o estresse e ter uma alimentação saudável são cuidados que também podem ajudar a amenizar os sintomas.  

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes