As úlceras estomacais, também chamadas de úlceras gástricas, são feridas que atingem a parede do estômago e que são causadas, em boa parte dos casos, pela infecção provocada pela bactéria H. pylori em pacientes que ainda não haviam tido contato com esse micro-organismo. O gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos explica quais são os principais sintomas do problema.
Vômito com sangue é um dos sintomas
A dor é uma das principais características das úlceras estomacais, mas os pacientes afetados podem apresentar também outros sintomas. “Outros sintomas das úlceras estomacais são náuseas, vômitos com presença de sangue ou não, fezes escurecidas em ‘borra de café’ e saciedade precoce”, afirma o especialista.
A intensidade dos sintomas pode variar de acordo com o tamanho da úlcera causada pela H. pylori. Caso a ferida seja pequena, é possível que nem haja dor na região do abdômen. Entretanto, se for maior, o paciente pode sentir uma sensação de queimação e de inchaço, além de apresentar perda de peso, fadiga e dores no peito.
Saiba como agir diante da suspeita de úlceras estomacais
Ao notar um ou mais sintomas, é importante procurar um médico para avaliar se é um caso de úlceras estomacais e, assim, iniciar o tratamento. “O tratamento com medicamentos antiácidos deve ser iniciado o mais precocemente possível. Dependendo dos sintomas, podem ser associadas outras classes de medicamentos, como antiespasmódicos para dor, antieméticos para náuseas e vômitos e protetores gástricos”, aconselha o gastroenterologista.
Outras medidas indicadas para ajudar no tratamento das úlceras gástricas são priorizar frutas, legumes e alimentos ricos em vitaminas em detrimento de alimentos gordurosos, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas e refrigerantes, controlar o estresse e não fazer uso de medicações sem autorização médica.
Foto: Shutterstock