A infecção provocada pela H. pylori exige que você tenha disciplina para seguir o tratamento necessário. A base deste tratamento é a utilização correta do antibiótico específico que será receitado pelo médico. Essa é a principal mudança em termos de rotina que você deve se preocupar: tomar a medicação nos horários certos e na exata quantidade de dias que o médico pediu.
Não tomar o medicamento corretamente pode comprometer todo o tratamento contra a H. pylori
Portanto, as mudanças na rotina são relativamente brandas e não há nada abrupto nesse sentido. Mesmo assim, muitas pessoas não conseguem ter essa disciplina de tomar o remédio corretamente, o que compromete muito o tratamento. “Durante o tratamento você deve se alimentar normalmente e observar o horário de tomada dos remédios, evitando deixar de tomar ou atrasar alguma dose”, afirma o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano.
Caso você tome os remédios de forma irregular, não respeitando os horários e esquecendo de tomar em alguns momentos, ou até mesmo abandone o tratamento antes da hora, a ação nociva da H. pylori vai persistir no seu organismo e a bactéria pode ainda se tornar resistente ao antibiótico. Nesse caso, é preciso procurar um outro remédio e iniciar o procedimento do zero, tudo com supervisão médica.
Cuidados que podem ser indicados no tratamento contra a H. pylori
Por mais que você possa se alimentar normalmente durante o tratamento contra a infecção da H. pylori, algumas vezes pode ser indicada uma dieta. A ideia seria apenas cortar alguns alimentos que possam gerar desconforto ao estômago, que é justamente a região do corpo afetada pela bactéria. Como a infecção causa dor local intensa, evitar alguns alimentos, como refrigerantes, excesso de gordura, café, entre outros, pode ajudar a amenizar um pouco o desconforto.
O mesmo vale para os medicamentos que por vezes são indicados como complemento do tratamento, apenas para tentar diminuir os sintomas gerados pela infecção – especialmente a dor, que muitas vezes é intensa por conta da formação de úlceras no estômago. Seguir todas essas etapas do tratamento é realmente muito importante, ainda mais porque a H. pylori já foi relacionada em estudos com o câncer de estômago.
Foto: Shutterstock