AchèAchè
search
Título

Úlceras estomacais: O que são essas feridas?

Saúde Gastrointestinal
Sintomas

19 de outubro de 2023

Como sugere o nome, as úlceras estomacais são feridas que se formam no estômago, muitas vezes pela ação de uma bactéria chamada Helicobacter pylori, ou simplesmente H. pylori. O principal sintoma causado por essas lesões é a dor local intensa. Além disso, o paciente também pode ter enjoo, perda de apetite e vômito.   
“As úlceras estomacais são feridas, muitas vezes dolorosas, ocasionadas, geralmente, pela bactéria H. pylori. Também podem se manifestar pelo uso de certos tipos de medicamentos, pelo hábito de fumar, uso de cocaína, consumo exacerbado de bebida alcoólica e outras condições mais raras que causam aumento da secreção ácida no estômago”, informa a gastroenterologista Fernanda Oliverio.

Principais sintomas das úlceras estomacais


Além da dor abdominal, o paciente pode ter dor na região atrás do peito. Isso pode ser acompanhado de náusea, vômito, azia ou queimação, perda de apetite, estufamento ou sensação de estômago cheio. “Mais raramente, pode se manifestar apenas como um emagrecimento sem causa aparente ou anemia. Os sintomas geralmente são crônicos, podendo ter períodos de melhora”, informa a ginecologista.

Nos casos mais graves, o paciente com úlcera no estômago pode ter sangramento (tanto vômito com sangue vivo ou aspecto de borra de café). “Pode apresentar ainda fezes escurecidas e fétidas, obstrução gástrica com parada de eliminação de fezes/gases e vômitos intensos ou perfuração (dor abdominal muito forte)”, afirma a especialista.

Como a bactéria H. pylori gera as úlceras estomacais?


A médica explica que a
H. pylori atravessa a barreira de muco no estômago, ficando protegida da secreção ácida. Na mucosa (camada mais superficial do estômago), ela estimula uma inflamação local e altera a secreção de ácido. Dessa forma, a área infectada fica mais exposta ao ácido gástrico e às enzimas digestivas, o que facilita a formação das úlceras.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Festas de fim de ano: o que muda na rotina de quem tem intolerância à lactose?

Indivíduos que sofrem com intolerância à lactose precisam ter atenção redobrada no período das festas de fim de ano, marcado por mesas fartas, repletas de alimentos contendo leite e derivados. Isso porque, dependendo do nível de intolerância, uma simples “beliscada” na comida indevida pode resultar em sintomas bem incômodos e, consequentemente, uma experiência desagradável nas festividades. Suplemento […]

Artigos
Como funciona o processo de digestão da lactose?

A digestão é um processo complexo que começa já na mastigação dos alimentos e envolve vários órgãos. Em linhas gerais, o objetivo é quebrar os alimentos em componentes cada vez menores, facilitando a absorção pelo organismo que usa os nutrientes para se manter. Para algumas pessoas, no entanto, alguns alimentos podem se tornar um inconveniente […]

Artigos
Versões sem lactose de produtos derivados do leite são seguros para quem tem intolerância?

Pessoas com intolerância à lactose precisam adotar alguns cuidados no dia a dia para evitar os sintomas incômodos provocados quando se ingere alimentos contendo leite e derivados. Um desses cuidados é apostar em produtos sem lactose, ou seja, que têm na composição leite ou derivados, mas não a lactose. Este açúcar do leite é o elemento fundamental […]

Converse com um dos nossos atendentes