AchèAchè
    search
    Título

    Úlceras estomacais: O que são essas feridas?

    Uncategorized

    Por

    Como sugere o nome, as úlceras estomacais são feridas que se formam no estômago, muitas vezes pela ação de uma bactéria chamada Helicobacter pylori, ou simplesmente H. pylori. O principal sintoma causado por essas lesões é a dor local intensa. Além disso, o paciente também pode ter enjoo, perda de apetite e vômito.   
    “As úlceras estomacais são feridas, muitas vezes dolorosas, ocasionadas, geralmente, pela bactéria H. pylori. Também podem se manifestar pelo uso de certos tipos de medicamentos, pelo hábito de fumar, uso de cocaína, consumo exacerbado de bebida alcoólica e outras condições mais raras que causam aumento da secreção ácida no estômago”, informa a gastroenterologista Fernanda Oliverio.

    Principais sintomas das úlceras estomacais


    Além da dor abdominal, o paciente pode ter dor na região atrás do peito. Isso pode ser acompanhado de náusea, vômito, azia ou queimação, perda de apetite, estufamento ou sensação de estômago cheio. “Mais raramente, pode se manifestar apenas como um emagrecimento sem causa aparente ou anemia. Os sintomas geralmente são crônicos, podendo ter períodos de melhora”, informa a ginecologista.

    Nos casos mais graves, o paciente com úlcera no estômago pode ter sangramento (tanto vômito com sangue vivo ou aspecto de borra de café). “Pode apresentar ainda fezes escurecidas e fétidas, obstrução gástrica com parada de eliminação de fezes/gases e vômitos intensos ou perfuração (dor abdominal muito forte)”, afirma a especialista.

    Como a bactéria H. pylori gera as úlceras estomacais?


    A médica explica que a
    H. pylori atravessa a barreira de muco no estômago, ficando protegida da secreção ácida. Na mucosa (camada mais superficial do estômago), ela estimula uma inflamação local e altera a secreção de ácido. Dessa forma, a área infectada fica mais exposta ao ácido gástrico e às enzimas digestivas, o que facilita a formação das úlceras.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes