O estresse pode agravar as úlceras causadas pela H. pylori?


  • +A
  • -A

A Helicobacter pylori, também conhecida como H. pylori, é uma bactéria transmitida pela saliva, fezes e alimentos contaminados e, que quando chega ao estômago de alguém que ainda não havia sido contaminado, pode gerar uma infecção e provocar úlceras estomacais. Neste contexto, é preciso tomar cuidado para que o estresse não agrave o problema.

Estresse pode facilitar úlceras e dores abdominais


“Sabe-se que situações de estresse estão associadas à maior acidez gástrica que, em pacientes infectados pela H. pylori, pode predispor à formação de úlceras”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. A úlcera pode estar acompanhada de enjoos, vômitos, dores abdominais e até sangue nas fezes.  

Além disso, vale lembrar que uma pessoa estressada tem maior tendência a dormir mal, sofrer de ansiedade, abusar de cigarros, de bebidas alcoólicas e de medicações. Todos esses fatores contribuem para a desestabilização do sistema imunológico e, consequentemente, para o surgimento e a piora das úlceras causadas pela bactéria.

É possível frear uma piora das úlceras causadas pela H. pylori?


Para impedir que o problema se agrave, segundo o médico, é importante controlar o estresse. Algumas medidas que podem ajudar são praticar atividades físicas, dormir bem e evitar situações estressantes no dia a dia, como no trabalho e na família. Caso seja necessário, não hesite em procurar o auxílio de um psicólogo. É primordial também fazer o
tratamento contra a H. pylori.

Existem ainda outras medidas que podem ajudar a prevenir uma piora das úlceras estomacais. “O ideal é evitar o tabagismo, ter uma dieta equilibrada e sem abusos, evitar bebidas alcoólicas, diminuir o consumo de café e refrigerantes, ter refeições fracionadas e evitar grandes intervalos de jejum”, recomenda o especialista.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
dores-no-corpo
estresse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O estresse pode agravar as úlceras causadas pela H. pylori?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.