AchèAchè
    search
    Título

    Úlcera ou gastrite: Entenda a diferença entre esses dois problemas no estômago

    Saúde Gastrointestinal
    Sintomas

    Por Dra. Amanda Medeiros

    29 de novembro de 2019

    O Helicobacter pylori, também conhecido como H. pylori, é uma bactéria que se instala no estômago e que, quando se reproduz de forma excessiva, pode desencadear alguns problemas, como a úlcera e a gastrite. Estes sintomas, embora muitas vezes sejam confundidos, têm algumas diferenças. Entenda!

    Lesões da úlcera estomacal são mais graves


    A gastrite, segundo a gastroenterologista Amanda Medeiros, é a inflamação que afeta a parede interna do estômago, podendo ser erosiva ou não. Os pacientes costumam relatar dor na “boca do estômago”, além de queimação, náuseas e vômitos. “As lesões formadas na gastrite erosiva são mais superficiais que as úlceras estomacais. A gastrite não compromete a camada muscular da mucosa, que é a camada mais profunda da mucosa, diferentemente das úlceras”, afirma a médica. 

    Já a úlcera é a lesão que surge no revestimento do estômago e que é mais profunda que as erosões causadas pela gastrite. Não são raros os casos de maiores complicações, como sangramentos e até a perfuração do órgão. De acordo com a especialista, além do estômago, a úlcera também pode surgir no esôfago e no duodeno, a parte inicial do intestino delgado. 

    Veja como é feito o tratamento da gastrite e da úlcera


    As causas por trás do desenvolvimento da gastrite e da úlcera estomacal são as mesmas. “As principais causas são a
    infecção pela bactéria Helicobacter pylori, o uso de anti-inflamatórios ou aspirinas, o estresse, o hábito de comer de forma irregular e com abuso de condimentos, o uso do cigarro, álcool e café em excesso”, explica Dra. Amanda. 

    Como as causas são semelhantes, o tratamento também é. Seu objetivo é neutralizar a acidez do estômago e erradicar o H. pylori. Para isso, seu gastroenterologista pode indicar uma associação de diferentes classes de medicamentos, que deverá ser usada por um período de 1 a 3 meses. Alguns hábitos também devem ser modificados, como não consumir cigarros e bebidas alcoólicas.

     

    Foto: Shutterstock

    Tags
    gastrite
    H. pylori
    úlcera
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes