A gastroenterite viral é uma infecção causada por vírus específicos, como enterovírus, norovírus, rotavírus e adenovírus, e pode ser transmitida facilmente por meio de saliva, objetos, água e alimentos contaminados. Como o próprio nome indica, o problema afeta os órgãos do sistema gastrointestinal, como intestino e estômago, e causa sintomas bastante incômodos.
Gastroenterite viral pode causar tontura e vômitos
“A gastroenterite viral se caracteriza por diarreia de início agudo, de duração menor que 2 semanas e com pelo menos 3 ou mais evacuações diárias (ou com volume de fezes superior a 200g/dia), podendo ser acompanhada de outros sintomas, como náuseas, vômitos, febre e/ou dor abdominal”, afirma a infectologista Diana Ventura.
Alguns pacientes também se queixam de flatulência excessiva, tontura, calafrio, dor de cabeça e perda do apetite. Segundo a médica, sintomas respiratórios podem estar presentes em 10% dos casos. Os principais exemplos são tosse, coriza e dor de garganta. Em alguns casos, a gastroenterite também pode causar desidratação, perda de peso e fadiga.
Gastroenterites virais não costumam gerar complicações
As gastroenterites virais raramente geram complicações. No entanto, crianças pequenas, idosos, gestantes, pessoas com imunodeficiências ou com doenças crônicas graves são mais vulneráveis à desidratação, que é a principal complicação na fase aguda do quadro. Nestes grupos, é importante monitorar o quadro e ficar atento à ingestão de líquidos.
Dra. Diana Galvão Ventura é especialista em doenças Infecto-parasitárias e mestre em microbiologia médica humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além de chefe do serviço de controle de infecção hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fiocruz-RJ. CRM-RJ: 5272472-6
Foto: Shutterstock