O ginseng é uma planta de origem oriental cuja raiz é utilizada com intuito medicinal, devido aos diversos benefícios que traz à saúde em várias frentes. De acordo com o geriatra e pneumologista José Eduardo Martinelli, o ginseng costuma ser mais utilizado no combate à fadiga. Seus efeitos são bastante relevantes em pacientes com idade mais avançada. Quer saber mais sobre os benefícios do ginseng para o corpo humano? Continue lendo a matéria!
Conheça os principais benefícios do ginseng para a saúde
“Na minha prática diária, prescrevo bastante o ginseng dentro de um suplemento vitamínico. A indicação se dá, basicamente, quando há queixas de desânimo e indisposição para fazer as coisas. Ou seja, ele funciona como um energizante. Porém, os benefícios do ginseng são variados”, afirma o médico.
Ainda de acordo com o especialista, o ginseng atua positivamente também nas partes cardiovascular e cerebral, além de ter ação anti-inflamatória e combater o estresse. Estes benefícios são considerados secundários, ao passo que a redução da fadiga fica com um status mais elevado. Mas isso não anula sua relevância.
“O ginseng pode ser consumido de várias maneiras: em pó (uma colher de sopa), acrescentada nas principais refeições; pode estar presente em suplementos vitamínicos; e também pode ser usado sob a forma de chá (três a quatro xícaras por dia). Mas, o mais comum mesmo são os suplementos. As demais formas são bem menos usuais”, informa o geriatra.
Consumo do ginseng em excesso pode provocar efeitos colaterais
Por mais importantes que os benefícios do ginseng sejam para a saúde, o uso dessa substância em excesso é capaz de provocar efeitos colaterais incômodos, como aumento da pressão, diarreia e insônia. Para evitar esse risco, é importante seguir rigorosamente a indicação médica de uso do ginseng, sempre de forma moderada e com acompanhamento frequente.
Foto: Shutterstock