Exercícios de respiração que ajudam a combater o estresse


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O estresse é uma resposta automática do nosso corpo a situações de perigo. Ao nos depararmos com uma ameaça, produzimos hormônios que aumentam os batimentos cardíacos, a pressão arterial e dão uma explosão de energia que nos deixa prontos para lidar com o problema. Principalmente se tivermos que fugir de um predador, por exemplo. Só que essas reações também acontecem quando precisamos entregar um trabalho, pagar contas ou lidar com algum outro desafio da vida atual, o que nos deixa estressados constantemente e afetam a nossa saúde.

Mesmo um estresse menor e de curta duração pode ter um impacto negativo. Por exemplo, antes de uma apresentação no trabalho, pelo estresse antes de apresentar, você pode ter uma dor de estômago. Quando o estresse começa a interferir na sua capacidade de viver uma vida normal por um longo período, ele se torna ainda mais prejudicial.

Quanto mais durar o estresse, pior será para sua mente e seu corpo. Você pode se sentir fatigado, incapaz de se concentrar ou irritado sem nenhuma boa razão, por exemplo. Além disso, o estresse pode piorar os problemas existentes e o estresse crônico pode causar doenças, seja devido às mudanças em seu corpo ou devido aos maus hábitos que você adquire para lidar com ele, como comer excessivamente e fumar, entre outros maus hábitos. A depressão e a dificuldade de se recuperar de outras doenças também são complicações que você pode desenvolver com o estresse crônico.

Efeitos comuns do estresse

-No corpo: dor de cabeça, tensão muscular ou dor, dor no peito, fadiga, dor de estômago, problemas de sono.

-No humor: ansiedade, inquietação, falta de motivação ou de manter o foco, irritabilidade, tristeza e depressão.

-No comportamento: comer demais ou comer menos, uso de tabaco, exercita-se com menos frequência, retraimento social.

O estresse e a respiração

Quando estamos estressados, nossa taxa e o padrão de respiração mudam como parte de uma resposta de luta ou fuga. Por isso, embora seja uma função automática, mudar e controlar a respiração pode ajudar a gerenciar o estresse.

O controle da respiração pode ser praticado com técnicas de yoga, tai chi e algumas formas de meditação, assim como com alguns exercícios de respiração. A seguir, um ótimo exercício de respiração pode te ajudar no alívio de uma crise de estresse:

-Deixe sua respiração fluir o mais profundo possível pela sua barriga, de forma confortável, sem forçá-la.

-Tente inspirar pelo nariz e deixar o ar sair pela boca.

-Respire suavemente e regularmente. Algumas pessoas acham útil contar de 1 a 5. Você pode não conseguir chegar a 5 no início.

-Então, sem pausar ou segurar sua respiração, deixe fluir suavemente, contando de 1 a 5 novamente, se achar isso útil.

-Continue fazendo isso por 3 a 5 minutos.

Colaboração de:

Rosyanne Michele Marques de Oliveira

Referências consultadas:

American Psychological Association. How stress affects your health. Disponível em:

<https://www.apa.org/helpcenter/stress.aspx>. Acesso em: dezembro 2018.

Mayo Clinic. Healthy Lifestyle: Stress management. Disponível em: < https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/stress-management/in-depth/stress-symptoms/art-20050987>. Acesso em: dezembro 2018.

NHS. Moodzone. Breathing exercise for stress. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/stress-anxiety-depression/ways-relieve-stress/>. Acesso em: dezembro 2018.

Better Health Channel. Breathing to reduce stress. Disponível em: <https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/breathing-to-reduce-stress>. Acesso em: dezembro 2018.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Renata Demarque

Dra. Renata Demarque

Psiquiatria

CRM: CRM 127252 / SP

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