AchèAchè
search
Título

Quais são as diferenças entre insônia ocasional, transitória e crônica?

Cuidados e Bem-estar
Dormir bem

Por

19 de outubro de 2023

A insônia é classificada em tipos, pois ela pode se manifestar de maneiras distintas. As diferenças estão, principalmente, na duração e nos fatores que ajudam a desencadear o quadro. Fala-se, portanto, nas insônias ocasional, transitória e crônica. O tratamento pode variar de acordo com o tipo.  

 

Diferenças entre cada tipo de insônia

 

“A insônia ocasional dura poucos dias, mas pode aparecer de tempos em tempos. Costuma ser causada por fatores relacionados a novos acontecimentos, mudanças no fuso horário, noite muito quente, ruídos, ansiedade e estresse”, informa Shigueo Yonekura, neurologista e especialista em medicina do sono.
A insônia aguda ou transitória pode durar até três semanas e pode estar associada a alterações como ambiente onde a pessoa dorme, estresse situacional, novos turnos no trabalho e uso de substâncias (drogas, álcool, cafeína etc). Já a crônica é o tipo mais sério e ultrapassa quatro semanas. Pode estar relacionada a transtornos crônicos físicos ou psiquiátricos, como depressão.  

 

O tratamento da insônia

 

Antes de iniciar o tratamento de cada tipo, é importante diagnosticar a causa exata para, então, seguir os procedimentos corretos. Identificar a causa e saber se está relacionada a uma doença física, mental ou a um fator ambiental é o primeiro passo para a solução. A insônia pode ter cura, corrigindo a causa que levou o problema.
“O tratamento depende do caso. Pode ser exigida psicoterapia, terapia comportamental e abordagem medicamentosa. Em alguns casos, mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a combater a insônia. O exame chamado polissonografia, que monitora o paciente enquanto dorme, pode auxiliar no diagnóstico”, completa Yonekura.

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder o sono?

Enquanto algumas pessoas costumam beber café apenas por causa do sabor, outras optam pela bebida por sua capacidade de despertar o corpo. Este efeito vem da cafeína, substância que pode prejudicar o sono. “A cafeína, presente no café, refrigerante, chá preto, chimarrão e energético, é um estimulante e não permite que o cérebro descanse apropriadamente”, […]

Artigos
Ouvir música para dormir pode prejudicar a qualidade do sono?

O hábito de ouvir música é bastante benéfico à saúde: auxilia a memória, estimula o bom humor e ajuda a estabelecer vínculos. Por outro lado, ouvir música na hora de dormir pode provocar tanto efeitos positivos quanto negativos para a qualidade do sono. O resultado dependerá do tipo de música escolhido. Música agitada na hora […]

Artigos
Insônia: principais causas, tratamento e perigos. Saiba tudo sobre a doença!

A insônia é caracterizada pela dificuldade de começar a dormir ou de manter o sono, o que pode ser agravado caso ela seja crônica. Neste caso específico, o problema dura por um período de tempo maior do que o normal. Muitos fatores podem causar a insônia e a identificação dos seus sinais deve ser feita […]

Converse com um dos nossos atendentes