O envelhecimento do corpo, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), acontece quando as células do corpo morrem e deixam de ser substituídas por outras mais novas. Com a pele, essa transformação não é diferente, sendo resultado tanto da passagem do tempo quanto de fatores ambientais e do estilo de vida. Confira as principais características da pele envelhecida.
Rugas e manchas são causadas pelo envelhecimento da pele
“O aspecto envelhecido da pele envolve perda do viço, surgimento de rugas, flacidez e manchas, principalmente”, afirma a dermatologista Bruna Fanton Gallo. “Não há uma idade específica, mas após os 30 ou 35 anos, quando a produção de colágeno diminui, já é possível observar alguns desses sinais”, completa a médica.
Na região dos olhos, além das rugas, pode haver também aumento das olheiras e aparecimento de bolsas. No pescoço, é comum a pele envelhecida ficar ressecada e irritada com mais frequência. E em toda a face, podem surgir manchas escurecidas, consequência de anos de exposição à luz solar, especialmente na pele que não foi protegida adequadamente.
É possível evitar ou amenizar os sinais da pele envelhecida?
Esse processo de envelhecimento acontece naturalmente, mas existem diversos fatores capazes de acelerá-lo. Para prevenir o surgimento precoce dos sinais da idade, é preciso evitar o tabagismo e o consumo de álcool, dormir e se alimentar bem, além de evitar se expor ao sol sem o uso de protetor solar.
Quem não adotou esses cuidados ao longo da vida não deve desanimar, já que existem muitas formas de amenizar os sinais da pele envelhecida, como cita a dermatologista: “É possível manter uma rotina básica em casa, que envolve limpeza com produto adequado, hidratação, proteção solar e uso de alguns produtos antienvelhecimento bem indicados”.
Já no consultório médico, Dra. Bruna explica que é possível recorrer a procedimentos que amenizam rugas, diminuem flacidez e clareiam manchas, como peelings, aplicação de toxina botulínica e ácido hialurônico, lasers e bioestimuladores de colágeno.
Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/
Foto: Shutterstock