O pescoço é uma área do corpo que está muito sujeita aos efeitos do sol, do frio e de outros fatores que afetam a saúde da pele. Como consequência, é uma das partes que sofrem mais precocemente com o envelhecimento. Conhecer os primeiros sinais da idade avançada que aparecem na pele do pescoço é fundamental para proteger essa região. Veja quais são esses sinais, logo abaixo.
Rugas e flacidez indicam envelhecimento da pele do pescoço
“Os sinais de envelhecimento do pescoço são as rugas finas (que, posteriormente, tornam-se mais profundas) e também a flacidez”, afirma a dermatologista Bruna Fanton Gallo. Além disso, com o passar dos anos, a pele do pescoço pode perder parte do seu brilho, ganhar manchas e se irritar com mais facilidade.
Rugas finas e profundas são dois tipos diferentes de rugas. As rugas finas também são chamadas de rugas estáticas e estão associadas à perda do colágeno, que dá sustentação e elasticidade à pele, e à exposição aos raios solares. As profundas, por sua vez, são causadas tanto por fatores externos quanto pelo envelhecimento natural do corpo e aparecem mesmo quando os músculos da face estão relaxados.
Genética e tabagismo influenciam envelhecimento da pele
Segundo a especialista, cada pessoa apresenta um processo de envelhecimento individual, que depende de vários fatores, como genética, exposição ao sol e tabagismo. “Mas, em geral, esses sinais se tornam mais comuns a partir dos 35 anos, quando a perda de colágeno da pele começa a se tornar mais evidente”, explica a médica.
Para Doutora Bruna, a prevenção do envelhecimento da pele do pescoço segue as mesmas medidas indicadas para o resto do corpo: “Devemos sempre usar filtro solar e hidratante, evitar muita exposição ao sol e o tabagismo, ter uma alimentação equilibrada e dormir bem. Quando os primeiros sinais surgem, podemos lançar mão de procedimentos em consultório”.
Foto: Shutterstock