Mais da metade da população brasileira está acima do peso e, dentro deste grupo, 18,9% das pessoas são obesas, segundo o Ministério da Saúde. A obesidade é uma doença crônica e facilita o surgimento de diabetes, depressão, infertilidade, além de problemas cardiovasculares e respiratórios. Por isso, você não deve perder tempo: a primeira medida para tratá-la é procurar um médico especialista.
Tratamento da obesidade passa por mudanças no estilo de vida
Como a obesidade é uma doença multifatorial e seu corpo responderá ao tratamento de forma diferente de outra pessoa, cada paciente precisa de orientações específicas. “A tendência atual é avaliar e tratar a obesidade como uma doença que apresenta várias nuances. Deve-se dar atenção às necessidades de cada paciente para a escolha do tratamento adequado”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli.
Apesar das variações, uma coisa é certa: “Tanto a prevenção do ganho de peso como o tratamento da obesidade devem se basear na mudança de hábitos de vida e no controle da ingestão alimentar”, explica a especialista. A falta de controle sobre o que comemos resulta em um desequilíbrio no apetite e na sensação de saciedade, influenciando o ganho de peso.
Comer bem é uma das principais medidas para iniciar o tratamento contra a obesidade
Mudanças na alimentação, como uma reeducação alimentar, são necessárias não apenas para que você consiga perder peso, especialmente no início do tratamento, mas também para que aprenda a comer com mais saúde. Frutas, verduras e legumes devem ser prioridade no cardápio, enquanto comidas gordurosas e prontas, álcool e refrigerantes devem ser reduzidos drasticamente.
Para tornar o emagrecimento mais eficaz, aposte ainda na prática de atividades físicas. “Devemos dar atenção à qualidade do sono, aos níveis de estresse e ao tempo em que passamos em frente às telas de computadores, celulares e tablets, procurando aumentar os níveis de atividade física”, destaca Daniele. Qualquer exercício costuma ser benéfico, mas os aeróbicos, como caminhadas e corridas, são os que emagrecem mais rapidamente.
Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876
Foto: Shutterstock