AchèAchè
    search
    Título

    Quais fatores contribuem para a piora na qualidade do sono?

    Uncategorized

    Por

    Existem vários fatores do dia a dia que contribuem para a piora na qualidade do sono. Refeições pesadas à noite, ingestão de álcool e consumo de cigarros antes de ir para a cama, ambiente inadequado com muito calor ou frio, barulho pela janela e até bagunça no quarto de dormir são exemplos de problemas que influenciam o sono.

     

    Qualidade do sono pode ser prejudicada pela ansiedade

     

    O médico do sono e pneumologista Franco Martins cita ainda outros fatores capazes de atrapalhar na hora de dormir: “Exposição à luminosidade de celulares, tablets e computadores, fatores pessoais como ansiedade, nervosismo e preocupações com os afazeres do dia seguinte, além de outras doenças não controladas, como arritmias, depressão e asma”.
    Segundo o médico, o corpo humano é capaz de proporcionar um sono de qualidade. No entanto, com a influência dos fatores já citados, todo o processo que leva o organismo a adormecer e a permanecer dormindo fica prejudicado. É preciso ficar atento a esses fatores, que podem facilitar o desenvolvimento da insônia, um distúrbio que precisa de tratamento.

     

    Saiba como a higiene do sono pode melhorar sua noite

     

    A melhor forma de melhorar a qualidade do sono é mudar o comportamento de maneira simples, adotando medidas que compõem a higiene do sono:

     

    – Vá para a cama somente com sono;
    – Não calcule quantas horas de sono terá até a manhã seguinte;
    – Ao acordar, se exponha à claridade natural, abrindo a janela do quarto assim que o despertador tocar;
    – Mantenha uma rotina, acordando todos os dias no mesmo horário;
    – Evite cochilos diurnos acima de uma hora;
    – Não consuma bebidas estimulantes, como café, chá, refrigerante e energético, depois das 18h.

    Preferir refeições leves à noite e praticar atividades físicas de manhã e à tarde também são medidas recomendadas pelo médico do sono, que destaca ainda outras mudanças de comportamento: “Evite exposição à luminosidade excessiva próximo a duas horas antes de dormir,
    não use celular, tablet ou notebook na cama, reduza a ansiedade fazendo uma lista de compromissos do dia seguinte antes de dormir e deixe o quarto escuro e com temperatura adequada, perto dos 24° Celsius“.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes