A hora de dormir é uma importante etapa do dia para a saúde do corpo, ajudando no aprendizado, na capacidade de memorização e no descanso da mente. Para ter um sono de boa qualidade ao longo da noite e prevenir a insônia, é importante que o quarto seja confortável, o que inclui manter o cômodo em uma temperatura adequada.
Temperaturas muito altas ou baixas podem interromper o sono
“Ruídos, claridade e temperatura inadequada do quarto podem influenciar a qualidade do sono. Temperaturas abaixo de 17 graus e calor acima de 27 graus causam perturbações no sono”, afirma Dr. Shigueo Yonekura, neurologista e especialista em Medicina do Sono. Frio ou calor demais podem deixar o corpo estressado e até acordá-lo várias vezes durante a noite.
Como o cérebro precisa abaixar a temperatura do corpo para iniciar o sono, o calor mantém o organismo desperto. A melhor forma de evitar problemas no sono é recorrer a um ventilador ou aparelho de ar-condicionado durante os dias mais quentes e, se possível, deixar as janelas abertas, e utilizar cobertores e edredons nos meses de outono e inverno.
Utilizar celular antes de dormir dificulta a chegada do sono
Os cuidados com a qualidade do sono, no entanto, não se resumem à temperatura do quarto. A própria cama deve ser confortável e tida como um espaço de descanso e sem problemas para se preocupar. Uma atitude recomendada por Yonekura e que faz parte da higiene do sono é somente se deitar quando for realmente dormir.
O costume de ficar no celular até o sono chegar também pode prejudicar a qualidade do descanso e é desestimulada pelo especialista: “Utilizar smartphones e tablets, que geralmente são iluminados por diodos emissores de luz (LEDs), que emitem mais luz azul do que produtos incandescentes, é um hábito que deve ser evitado”.
Foto: Shutterstock