search
Título

Principais sinais que você está ansioso demais no seu dia a dia

Ansiedade

Por Dra. Paula Alves

30 de janeiro de 2018

A ansiedade é uma sensação importante para o corpo humano e sentida por todas as pessoas no dia a dia. Ela ajuda a manter o organismo em alerta, pronto para fugir ou combater qualquer perigo que ameace a saúde. No entanto, algumas pessoas podem experimentar níveis extremamente altos, o que não é saudável e também provoca alguns sinais e sintomas físicos.

Ansiedade leve ou moderada provoca tremores e falta de ar

“Os principais sintomas de que alguém está ansioso demais no dia a dia são sensação de angústia, palpitação, sintomas gastrointestinais, tremores e dificuldade para respirar”, informa a psiquiatra Paula Alves. O médico, durante a consulta, deverá excluir causas clínicas antes de afirmar que o paciente está com ansiedade.  
No caso do transtorno de ansiedade generalizada, um tipo específico do problema, o paciente também pode apresentar dificuldade para dormir. A pessoa ansiosa não consegue desligar sua mente e, como consequência, não é capaz de dormir por muitas horas e demora a cair no sono.

Quando a ansiedade deixa de ser algo normal é preciso procurar tratamento

A ansiedade faz parte do dia a dia, mas existem limites. “É comum nos sentirmos ansiosos frente a um novo acontecimento, como o primeiro dia no emprego ou antes de uma prova. Porém, quando a ela passa a limitar o indivíduo, é necessário fazer tratamento com um profissional especializado”, destaca a médica.
O tratamento da ansiedade leve ou moderada pode ser feito com terapias, como a terapia cognitivo-comportamental, e com medicações antidepressivas. Além disso, mudar alguns hábitos de vida, como começar a praticar atividades físicas regularmente e reservar um tempo para o lazer, podem ajudar a amenizar os sintomas presentes nesse transtorno.
Dra. Paula Alves é psiquiatra, formada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-98519-8
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
ansiedade
psicologico
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes