Existem diversos fatores relacionados com o aumento da fome em épocas frias. Durante o inverno, o corpo tende a gastar mais energia para manter sua temperatura, em função do frio. Esse esforço maior do organismo faz com que haja aumento do apetite, o que leva as pessoas a ingerirem mais calorias.
Motivos para o ganho de peso no frio
“Nessa época há também redução dos níveis de serotonina, que é o ‘hormônio do prazer’, o que estimula as pessoas a comer mais para suprir o vazio emocional. Além disso, o frio nos coloca mais tempo em casa, longe de atividades mais estimulantes, assim o tédio acaba levando à ansiedade, que acarreta em uma maior ingestão de comida”, explica a nutricionista Ranay Tavares.
Como no frio o corpo pede mais energia, é comum as comidas leves (e saudáveis) ficarem de lado, dando espaço para alimentos mais gordurosos ou ricos em açúcares. Isso pode levar ao aumento de peso e também de outros elementos, como glicose, colesterol e triglicerídeos, o que é um risco para o desenvolvimento de doenças mais sérias atreladas aos maus hábitos de vida.
Como evitar o ganho de peso nas estações mais frias?
Recomenda-se, portanto, consumir alimentos saudáveis diariamente, deixando os mais calóricos para comer esporadicamente. “Aumentar legumes e verduras no almoço e jantar e optar por frutas entre as refeições ajuda no processo de perda de peso”, indica Ranay. É importante também comer nos horários corretos, sem excessos ou faltas, por mais que no inverno a vontade de comer besteiras seja maior.
O exercício físico é outro ponto fundamental para o emagrecimento que não deve ser interrompido no inverno. Além de ajudarem a queimar calorias, eles aumentar os níveis de serotonina, dando sensação de prazer e bem-estar. Manter-se bebendo água também é fundamental no frio, pois as pessoas tendem a fazer isso menos nas baixas temperaturas. “Isso pode levar à desidratação, a pele fica com um aspecto ressecado e aumenta a fome”, avisa a profissional.
Foto: Shutterstock