AchèAchè
search
Título

Como vencer a preguiça no frio e praticar exercícios para emagrecer?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Em épocas de frio é normal que as pessoas se sintam desestimuladas à prática de exercícios físicos, mas quem realmente quer emagrecer não pode ceder à preguiça. Isso porque quebrar a sequência das atividades, mesmo que por apenas alguns dias, pode ser prejudicial aos resultados almejados e ao esforço que vem sendo feito.

Dicas para não deixar de se exercitar mesmo no frio


“Existem algumas dicas que funcionam para vencermos a preguiça de se exercitar no tempo frio. Primeiramente, deve-se escolher a atividade física que lhe dá prazer. Isso é fundamental pois a preguiça geralmente vence quando não estamos praticando um exercício que gostamos. Além disso, é muito importante avaliar com o seu nutricionista a alimentação pré-treino. Quem se alimenta mal durante o dia fica com falta de energia, o que colabora para que se falte ao treino”, explica a nutricionista Ana Paula Moura.

Uma boa forma de encontrar estímulo para não deixar de fazer exercícios no frio é introduzir na sua dieta alimentos com essa função. “Carboidratos complexos, ricos em fibras; gorduras boas, como as oleaginosas; frutas acrescidas de chia, linhaça ou aveia; e proteínas, como o ovo, são exemplos que dão energia de maneira saudável. Além disso, não se deve esquecer da hidratação diária (ao menos 2 litros de água)”.

Escolha da hora de treinar e conscientização para não ceder à preguiça no frio


A profissional também atenta para a importância de escolher o horário em que o treino rende mais, já que existem pessoas que têm mais disposição para malhar no fim do dia e outras, no início. “Para quem pratica atividade física após o trabalho, uma dica, que na prática funciona muito, é não passar em casa. O ambiente do lar, de aconchego, de proteção do frio, vai estimular esta pessoa a não querer sair de casa. Levando sua roupa de academia e indo pra lá direto do trabalho, o comprometimento tende a ser maior”.

Os nutricionistas, em geral, recomendam que os pacientes tenham consciência que a quebra de um dos pilares do tratamento (a perda de peso, no caso) pode ser bastante desastrosa, pois, além do provável ganho de peso pela falta do exercício e do fato de que no inverno come-se mais calorias, esta situação vai gerar nele um sentimento de frustração que pode desconstruir todo um planejamento de meses.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A endometriose pode causar alguma alteração no fluxo menstrual?

A endometriose é caracterizada pela presença do endométrio, o tecido que reveste o interior do útero, fora da cavidade uterina. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), 10% das mulheres em idade reprodutiva sofrem com a doença e seus sintomas, que não incluem mudanças no fluxo menstrual. Endometriose não costuma influenciar […]

Artigos
Além de gripes e resfriados, quais doenças se aproveitam da baixa imunidade?

O sistema imune humano combate todo tipo de corpo estranho que ameaça a integridade e o bom funcionamento do organismo, prevenindo diversos tipos de infecção. Quando a imunidade baixa, esses agentes atuam com menor resistência, deixando a saúde debilitada. Gripes e resfriados são os principais exemplos disso. Crianças sofrem ainda mais com baixa na imunidade […]

Artigos
Um paciente tratando a asma pode desenvolver DPOC?

Depois de receber o diagnóstico da asma, é muito importante seguir as medidas indicadas pelo médico. O tratamento feito corretamente devolve a qualidade de vida do paciente, minimizando as crises de falta de ar e outros sintomas. Entretanto, o desenvolvimento da DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) durante o tratamento pode prejudicar o prognóstico do paciente.  […]

Converse com um dos nossos atendentes