Chega o meio do ano no hemisfério sul e os termômetros já começam a registrar quedas de temperatura. É o inverno dando as caras e sua pele precisa estar preparada para encará-lo. Você sabia que o frio pode deixar a pele desidratada e com tendência à descamação? Saiba abaixo por que isso acontece.
Os sinais do frio na pele
As principais características do inverno, baixas temperaturas e a pouca umidade do ar, causam uma redução na transpiração do corpo, fazendo com que a pele fique seca durante este período. Somado a isso, uma maior frequência de banhos quentes provoca uma remoção da oleosidade natural, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.
“A pele desidratada fica quebradiça, sem vida, muitas vezes, lembrando escamas de peixe. A descamação da pele ocorre mais no inverno porque o frio a deixa menos hidratada, diminuindo a sudorese”, explica o dermatologista Murilo Drummond.
Os cuidados no frio
Para não deixar a pele chegar a estas condições nada agradáveis e saudáveis, é necessário alguns cuidados especiais. Murilo Drummond dá algumas dicas: “Basicamente, devemos usar hidratantes, mas que precisam ser adequados a cada tipo de pele, pois algumas sofrem menos, já possuem alguma hidratação e loções mais leves podem ser suficientes. Dar preferência a banhos rápidos e com o mínimo possível de sabonete para preservar o que chamamos de manto lipídico que protege a pele e a mantém naturalmente hidratada.”
Abrindo as portas para o inimigo
Permitir que a pele chegue a este estado ressecado e fique descamando faz com que agentes externos consigam invadir nosso organismo, ou seja, ficamos vulneráveis, propensos a ficar doentes: “Abre-se uma porta para o meio externo. O mais comum são as infecções bacterianas da pele como o impetigo, já bem conhecido das mães. Antibióticos orais podem ser necessários nesses casos”, alerta o dermatologista.

Inverno: o frio pode deixar a pele desidratada e propensa à descamação
19 de outubro de 2023
Compartilhamento
Posts relacionados
Gerações da beleza: mãe e filha mostram que cuidar da pele é a fórmula da jovialidade
Aos 28 anos, Natália Landeiro sabe muito bem o que significa cuidar da pele e ficar bonita. Sua necessaire está sempre completa com produtos de limpeza: um creme aqui, uma água dermatológica ali, uma maquiagem acolá, tudo para deixar sua pele mais firme e vistosa. A hidratação começa logo depois de acordar. “Geralmente eu lavo […]
Qual a importância de usar filtro solar mesmo em dias que o contato com o sol é mínimo?
Por mais que a exposição ao sol seja muito importante para algumas funções vitais do organismo, o contato com os raios solares desprotegido pode também trazer malefícios. Não é por acaso que os dermatologistas recomendam o uso diário de filtro solar. Inclusive, esse cuidado rotineiro deve ser mantido até mesmo nos dias em que a […]
Qual é a melhor maneira de se proteger dos mosquitos durante a noite?
Os mosquitos que mais aparecem à noite pertencem ao gênero Cullex, popularmente conhecido como pernilongo, que é conhecido pelo seu incômodo zumbido e pela irritação local gerada por sua picada. Porém, outros mosquitos também podem aparecer neste período do dia. Para se prevenir das picadas, recomenda-se o uso de repelentes e de barreiras mecânicas, como […]


