AchèAchè
    search
    Título

    Por que a vitamina C é importante para a saúde das articulações?

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por

    As articulações são fundamentais para a movimentação do corpo humano, permitindo que os ossos deslizem sem causar atrito ou dor. No entanto, para que essas peças sejam capazes de exercer suas funções com maestria ao longo de toda a vida, é preciso garantir um aporte adequado de alguns nutrientes. É o caso do colágeno e da vitamina C, muito importantes para a saúde das articulações. 

    Vitamina C atua na fabricação de colágeno


    “A vitamina C melhora muito os
    efeitos do colágeno no organismo e auxilia na sua formação”, afirma a reumatologista Rafaela Alen. É graças a essa vitamina que o colágeno, uma proteína presente na composição das articulações, se torna estável e resistente e transfere essas características às articulações do corpo.

    “A vitamina C atua de forma primordial na construção e no reparo dos ossos, mas também está presente na pele e no tecido conjuntivo, um tipo de tecido que inclui tendões, ligamentos e vasos sanguíneos”, explica a especialista. Vale lembrar que a vitamina C também é frequentemente chamada de ácido ascórbico. 

    Deficiência de vitamina atrapalha a saúde das articulações


    A falta desse nutriente no organismo, além de
    enfraquecer o sistema imunológico, também põe em risco a saúde das articulações porque compromete a fabricação do colágeno. Como consequência, as articulações perdem sua resistência e flexibilidade e o organismo pode sofrer com dores articulares e inchaços. 

    O corpo humano não é capaz de produzir vitamina C, mas esse nutriente é facilmente encontrado em alimentos. Dra. Rafaela cita como exemplo as frutas cítricas e recomenda a suplementação de colágeno junto ao suco de limão ou laranja para melhorar a eficiência da ação dessa proteína. Abacaxi, acerola, tomate e pimentão também são fontes de vitamina C. 


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes