O colágeno é uma proteína importante para a sua saúde osteoarticular, pois faz parte da composição da cartilagem, um tecido presente nas extremidades dos ossos, evitando que eles se choquem e se desgastem durante os movimentos. Contudo, o colágeno não é a única substância benéfica para a saúde dos seus ossos e articulações.
Substâncias importantes para a saúde das articulações
“Além do colágeno, podemos destacar os condrócitos, condroblastos e o líquido sinovial como substâncias importantes para a saúde articular”, afirma a reumatologista Regina Ferreira. Os condrócitos e condroblastos também fazem parte da cartilagem articular. O líquido sinovial ajuda a lubrificar as articulações, permitindo que os movimentos sejam realizados de forma fluida e indolor.
“Em caso de falta do líquido sinovial, por exemplo, pode ocorrer atrito e posterior desgaste dos ossos”, explica a especialista. Em relação aos condrócitos e condroblastos, sua falta implicaria na fragilização da cartilagem, o que poderia comprometer seus ossos. Inclusive, o desgaste da cartilagem é muito associado à osteoartrite, que é uma doença crônica que exige que você busque um tratamento específico.
Outras substâncias essenciais para a saúde osteoarticular são o cálcio e a vitamina D. Apesar do cálcio ser o nutriente principal o fortalecimento da estrutura óssea, é a vitamina D que permite que ele seja absorvido pelo organismo. Portanto, é fundamental que você busque sempre consumir ambos para que suas funções possam se complementar. O cálcio pode ser obtido de derivados do leite, alguns vegetais (como espinafre e brócolis) e sementes (como a linhaça). Já a vitamina D pode ser encontrada em alguns peixes (como salmão e sardinha) e gema de ovo, mas, para ser sintetizada pelo organismo, depende da exposição diária à luz do sol.
Alimentação e suplementos são indicados para obter as substâncias importantes para a saúde articular
Todas essas substâncias podem ser consumidas pela alimentação, mas há casos em que a suplementação pode ser indicada. “Alimentos ricos em ômega 3 e a cúrcuma podem auxiliar na prevenção do processo inflamatório e do desgaste das estruturas osteoarticulares. Contudo, a suplementação pode ser indicada mesmo assim”, conclui a reumatologista.
Foto: Shutterstock