A pele é o maior órgão do corpo humano e é fundamental mantê-la saudável e bem cuidada, tanto pela questão estética, mas também pela saúde. Um dos principais agressores à saúde da pele é o sol, que pode causar danos imediatos, como queimaduras, e a longo prazo, como envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele. Afinal, por que a pele reage às queimaduras de sol com aquela tradicional descamação?
Pele queimada é resultado da radiação
Por mais quente que esteja o dia, é difícil comparar uma queimadura em casa, como um esbarrão em uma panela quente, ao que acontece depois da exposição desprotegida ao sol. De acordo com a dermatologista Kalianna Cainelli, a diferença é o agente que causa a queimadura. “A queimadura de sol causa as mesmas consequências na pele que as domésticas, o que muda é o tipo de agente que causa o dano térmico”, explica. “Em casa, a queimadura está relacionada ao contato com líquidos quentes, fogo e vapor, ou seja, são queimaduras térmicas. No caso do sol, a queimadura é por radiação”.
Em todos os casos de queimadura, no entanto, a resposta da pele é similar. “A queimadura corresponde a um dano traumático à pele, causada por agentes físicos, químicos, radioativos ou elétricos. Quando a pele sofre a queimadura, ocorre uma quebra de sua integridade e, consequentemente de suas funções”, afirma a dermatologista. “Quando a queimadura se instala, o calor provoca uma resposta local, com inflamação e consequente necrose tecidual e trombose dos vasos sanguíneos”.
Cuidado com a pele com queimadura é fundamental
A proteção solar é fundamental para a prevenção das queimaduras de sol, mas esse produto também faz parte da recuperação de uma pele já queimada. “No caso de queimadura por sol, podemos tomar um banho frio e usar compressas geladas, inclusive à base de camomila, além de cremes cicatrizantes e calmantes”, recomenda Kalianna. A dermatologista também recomenda não estourar as bolhas, se houverem, pois elas ajudam a proteger a pele, e beber bastante água, para repor a hidratação perdida.
Após o processo de descamação da pele, os cuidados devem continuar. “A pele que surge após a descamação deve receber atenção especial, com indicação de uso diário de filtro solar, aplicação de hidratantes e uso de barreiras físicas contra a radiação solar, como chapéus, roupas com proteção UV, óculos e guarda-sol”, completa a profissional, que também recomenda evitar a exposição solar até a recuperação completa da pele, que pode variar de dias a até 2 a 3 semanas.
Foto: Shutterstock