A principal complicação da osteoporose são as fraturas, que podem ocorrer em função da fragilização dos ossos. Como a doença normalmente afeta pessoas idosas, as fraturas se tornam um risco ainda maior, já que nesta idade a recuperação do corpo costuma ser mais complicada. Dependendo do local das fraturas, pode haver deformações, como costuma acontecer na coluna.
Deformações na coluna podem deixar paciente mais baixo
“As deformações que a osteoporose causa na coluna são consequência das fraturas de corpos vertebrais. Duas ou mais fraturas fazem com que se acentue a cifose dorsal (maioria das fraturas são assintomáticas) e com isso a pessoa parece que está corcunda”, informa o geriatra José Eduardo Martinelli.
As fraturas e deformações na coluna do idoso com osteoporose podem fazer com que ele fique mais baixo, algo que é muito perceptível, especialmente para quem convive com o paciente. “Quando dizemos que o idoso fica mais baixo, é porque cada vértebra fraturada do indivíduo perde 2,5 cm de altura”, afirma Martinelli.
Cuidados do tratamento da osteoporose em idosos
Segundo o especialista, as deformações são irreversíveis. Portanto, esse problema só será evitado se não houver ocorrência de fraturas. “Para evitar as deformações, temos que prevenir para que a osteoporose não se instale, pois é ela que gera as fraturas e, consequentemente, as deformações”, pontua o geriatra.
Para evitar as fraturas, é importante prevenir as quedas, o que é muito comum em idosos. Por isso, alguns cuidados rotineiros são cruciais, como evitar tapetes em casa, colocar barras de apoio no banheiro e até mesmo em outros cômodos, fornecer um andador ao paciente, caso ele tenha muita dificuldade para andar, entre outras. O uso adequado do medicamento é outra medida fundamental do tratamento, pois retarda o processo de perda de massa óssea.
Foto: Shutterstock