Os sintomas da osteoporose podem atingir qualquer osso do corpo, inclusive os localizados na coluna, então é possível que um paciente venha a sofrer com dor nas costas em decorrência da doença. A dor sentida acompanha o principal problema da doença, que é a perda de massa óssea, que implica em fragilização dos ossos e maior risco de fratura dos mesmos.
Dor e complicações na coluna por conta da osteoporose
“As microfraturas crônicas que ocorrem com o agravamento da doença explicam a dor, especialmente no caso da coluna. As fraturas de repetição imperceptíveis podem causar dor na coluna de intensidades variáveis e que podem ser limitante”, explica a ginecologista Fernanda Torras.
Segundo a especialista, os casos avançados de osteoporose na coluna podem não ser a maior das complicações. Pode acontecer a quebra de uma vértebra, pressionando ou destruindo a circulação interna da medula espinhal, com chances de comprometimento da mesma. “Como resultado, o paciente pode acabar tendo parestesia ou paraplegia”, alerta.
Tratamento da osteoporose com foco em controlar a dor nas costas
O tratamento da osteoporose tem como principal medida o uso de medicamentos capazes de amenizar a dor e de retardar o processo de perda de massa óssea para preservar a saúde dos ossos. Para as dores, pode ser indicado o uso de analgésicos, relaxantes musculares e, em alguns casos, anti-inflamatórios, sempre com a orientação de um médico.
A prática regular de exercícios que ajudam a fortalecer e a alongar os músculos das costas também são muito importantes para diminuir a dor crônica. Estes exercícios podem ser feitos em casa, depois de serem aprendidos com um profissional. “A execução das tarefas diárias de forma correta é igualmente fundamental para evitar as dores nas costas e para evitar novas fraturas vertebrais”, indica a médica.
Foto: Shutterstock