Dor nas costas: confira algumas dicas para amenizar o incômodo no seu dia a dia


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Ainda que não seja normal, a dor que vem da coluna é tão comum, que, muitas vezes, ficamos acostumados a ela ou recorremos a um paliativo, como o analgésico. Ambas as atitudes estão erradas e o incômodo causado pela dor pode ser amenizado, e até resolvido, com algumas medidas simples do dia a dia.
Diversos são os fatores que podem influenciar a dor na coluna. “Sedentarismo, obesidade, má postura, alterações das curvaturas da coluna, crescimento acelerado e envelhecimento estão entre as principais causas de dor na coluna. Além disso, algumas posturas ou movimentos como agachar ou levantar pesos excessivos também podem comprometer a região lombar”, explica Paulo Porto de Melo, médico neurocirurgião e colaborador do Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Saint Louis (Missouri, EUA), introdutor e pioneiro da neurocirurgia robótica no Brasil.
Para prevenir as doenças na coluna, é importante evitar carregar peso e respeitar as limitações do seu corpo. “Praticar exercícios físicos regularmente, manter o equilíbrio do corpo, preservar a coluna, abaixar ou levantar sempre com a coluna ereta são práticas simples do dia a dia que podem prevenir uma lesão mais grave na coluna”, afirma Mauricio Mandel, neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
Outros fatores que podem ajudar a prevenir e combater a dor são:

– O colchão perfeito
O fisioterapeuta Helder Montenegro explica que é importante evitar o uso de colchão duro ou macio demais, pois eles não sustentam o corpo de maneira adequada. “O colchão deve ser firme; ou seja, nem rígido demais, nem mole demais”, esclarece.
– A melhor posição para dormir
“A posição mais benéfica para a coluna é deitar em posição fetal, de lado, com pernas e joelhos dobrados e um travesseiro entre eles, para evitar o atrito dos ossos”, ensina Paulo Porto.

– O travesseiro ideal
Para isso, não tem muito mistério. Segundo Paulo Porto, o principal requisito para a escolha do travesseiro ideal é que ele seja confortável para você. “Não dá para generalizar, porque tem gente que tem pescoço mais comprido, outras pessoas com o pescoço mais curto. Deve ser, pelo menos, entre o macio e que dê um suporte”, explica.

– Tênis com amortecimento
Para quem faz caminhada ou corrida regularmente, é preciso estar atento ao calçado. Por mais que aparentem novos, Paulo sugere que o par de tênis seja trocado de quatro em quatro meses: “É preciso um calçado com amortecimento adequado. Depois de quatro meses, esteticamente ele ainda estará bonitinho, mas o amortecimento se perde. O exercício submete a coluna ao impacto”, diz o especialista.

– Agachar, não abaixar
Na hora de pegar um objeto pesado no chão, de brincar com o bichinho de estimação ou pegar uma criança no colo, devemos agachar, e não abaixar. “Em vez de dobrar as costas, agacha-se dobrando os joelhos, ficando o mais próximo possível do objeto. Você deve usar a força na hora de levantar”, ensina Paulo.

Essas são algumas dicas para uma vida sem dor na coluna. Entretanto, se o problema persistir, é necessário procurar ajuda médica especializada.

As informaçõessão do portal GNT e a imagem do website Shutterstock.

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