AchèAchè
    search
    Título

    Por que a dor da osteoartrite costuma ser maior ao acordar e no fim do dia?

    Uncategorized

    Por

    A osteoartrite cursa com alguns sintomas, sendo a dor o principal deles. De modo geral, os pacientes relatam que o incômodo costuma ser maior no início e no final do dia. De acordo com o reumatologista Osmar Sigueoka, isso se deve ao longo período de inatividade física, no caso da dor intensa matinal, e do esforço excessivo ao longo do dia, quando a dor é maior no fim do dia. 
    “Um dos principais sintomas da osteoartrite é a rigidez matinal e a de repouso. Quando a pessoa acorda ou se levanta após muito tempo sentada, ela sente dor e uma sensação de que está travada. Após um curto período de movimentação, já se sente melhor. Caso faça muito esforço ao longo do dia, ao final pode voltar a sentir dor”, explica o médico.

    Medidas simples para reduzir dores 


    Segundo o especialista,
    algumas medidas podem ser feitas pelo próprio paciente para amenizar o sintoma. Um exemplo que ele dá é se alongar bastante ao acordar pela manhã, com uma espreguiçada bem longa, antes de começar a se movimentar. “Também é interessante não ficar sentado por longos períodos, seja no trabalho ou em viagens. Tente fazer pausas a cada duas horas, pelo menos”, sugere Sigueoka.
    Outra medida essencial para reduzir os sintomas da osteoartrite é evitar o sobrepeso, pois este afeta os ossos, articulações e a cartilagem já fragilizada pelo quadro em si. Sendo assim, deve-se apostar na prática regular de atividade física (de baixo impacto, preferencialmente) e em uma alimentação saudável, rica em nutrientes variados.

    Tratamento medicamentoso contra osteoartrite


    O tratamento contra a doença exige, ainda o
    uso de medicamento específico capaz de controlar os sintomas e o quadro no geral. Os remédios normalmente indicados pelos especialistas, quando usados adequadamente, com regularidade, permitem a regeneração da cartilagem danificada pela osteoartrite, o que, consequentemente, resulta na amenização dos sintomas envolvidos. 

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes