AchèAchè
    search
    Título

    Osteoartrite: Quais medidas podem ajudar a reduzir a dor durante o tratamento?

    Uncategorized

    Por

    A osteoartrite, uma doença que também é popularmente chamada de artrose, é uma das doenças reumatológicas mais frequentes entre os brasileiros, afetando principalmente quem tem mais de 55 anos de idade. Os sintomas mais comuns do problema, segundo o Ministério da Saúde, são dor, inchaço, vermelhidão e sensação de calor, afetando as articulações das mãos, punhos, cotovelos e joelhos, por exemplo. Fazer o tratamento corretamente é fundamental para reduzir a dor. 

    Hidroginástica ajuda a diminuir a dor da osteoartrite


    “O grande objetivo do tratamento da osteoartrite é o alívio dos sintomas e a melhora da qualidade de vida. Temos medidas não farmacológicas e medidas farmacológicas para aliviar a dor”, explica a reumatologista Anna Maura Fernandes. 

    Entre as não farmacológicas, a médica cita a perda de peso, a prática de atividades físicas regular e sem impacto, como hidroginástica e hidroterapia, além de exercícios físicos voltados para o fortalecimento muscular, como musculação leve e pilates. 

    “Como medidas farmacológicas, temos os analgésicos, os anti-inflamatórios e também o uso de condroprotetores, cabendo sempre a avaliação caso a caso”, destaca a profissional. Os condroprotetores são medicações que ajudam a reduzir a destruição da cartilagem articular. 

    Movimentos repetitivos devem ser evitados por pacientes


    Segundo Dra. Anna, a intensidade da dor na osteoartrite é influenciada, muitas vezes, pelo processo inflamatório que se instala no local acometido, mas geralmente é uma dor de caráter mecânico, desencadeada e piorada com o movimento da articulação, como subir e descer escadas, nos casos de
    osteoartrite de joelhos.

    Portanto, para reduzir a dor, é necessário evitar movimentos que exigem mais do que as articulações afetadas pela doença são capazes de suportar. Outro exemplo são os movimentos repetitivos realizados por atletas e profissionais que atuam em trabalhos manuais, que podem acelerar o quadro de osteoartrite e, consequentemente, piorar a dor articular. 


    Dados do Ministério da Saúde:
    http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/154-artrite-reumatoide-e-artrose-oesteoartrite

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes