AchèAchè
    search
    Título

    Calor nas articulações: Por que esse sintoma é comum em quadros de osteoartrite?

    Doenças dos Ossos

    Por

    Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a osteoartrite é responsável por 7,5% dos afastamentos do trabalho no país e é o quarto maior motivo para pedidos de aposentadoria. Isso acontece por causa dos sintomas e das limitações que a condição impõe, como dor, rigidez e sensação de calor nas articulações.  

    Calor nas articulações é resultado da inflamação na articulação


    “A osteoartrite, embora primariamente não seja uma doença inflamatória, tem também um grau de inflamação articular e é por isso que pode haver inchaço, dor e calor local. O calor é um sinal do
    processo de inflamação“, explica a reumatologista Licia Mota. Esse processo, no entanto, é menor que o observado em outras doenças inflamatórias.

    A médica afirma que a sensação de calor, em si, não costuma ser prejudicial. No entanto, se o paciente estiver extremamente incomodado e notar um processo inflamatório intenso, é importante ser avaliado por um profissional. Na consulta, o especialista poderá averiguar se os sintomas e sinais são decorrentes da osteoartrite ou são consequência de outros fenômenos, como a gota ou um quadro infeccioso. 

    Conheça outros sintomas frequentes da osteoartrite


    Além do calor, a doença provoca ainda dores, num padrão chamado pelos especialistas de mecânico. Isso significa que o paciente sente a dor no início de cada um dos movimentos. “Pode haver também uma rigidez, um congelamento da articulação quando o paciente vai iniciar o movimento, mas que melhora depois dos primeiros momentos, e restrição de movimento, dependendo do grau de osteoartrite”, cita a reumatologista.

    O tratamento do problema não é voltado para o alívio da sensação de calor, mas para minimizar o desgaste da cartilagem, o que também deverá amenizar a inflamação e o calor. As medidas geralmente propostas são prática de atividades físicas que não sobrecarregam as articulações, como natação e hidroginástica, exercícios que fortalecem a musculatura, sessões de fisioterapia, medicações analgésicas e suplementos alimentares. 

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes