AchèAchè
    search
    Título

    Osteoartrite: como corrigir a postura para não prejudicar o joelho?

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por

    A osteoartrite é uma doença caracterizada pela degradação da cartilagem que reveste as articulações, causando inchaço no sistema musculoesquelético e limitando os movimentos do corpo, principalmente nas chamadas articulações de cargas, que incluem os joelhos. Nessa região, a postura do corpo no dia a dia pode agravar o problema. Veja como corrigi-la.

    Segundo a reumatologista Licia Mota, as articulações podem ser prejudicadas por posturas inadequadas, como agachamentos por períodos prolongados, sentar e levantar sem cuidado e carregar objetos. “O ideal é pedir ajuda para carregar objetos pesados, dobrar os joelhos e procurar manter a coluna na posição vertical ao se abaixar e manter a coluna reta quando sentado, com os dois pés firmemente apoiados no chão”, recomenda a médica.

    Desalinhamentos no joelho podem afetar as articulações


    Além disso, alguns desvios da postura normal do joelho podem prejudicá-los, como explica a especialista: “Estes desalinhamentos de um ou de ambos os joelhos e do membro inferior podem resultar em uma mudança na distribuição das cargas sobre as articulações, influenciando também na postura global da coluna e do restante do corpo”.

    As alterações mais comuns são o varo, o valgo e recurvatum. O joelho valgo é aquele virado para dentro com os pés virados para fora, deixando as pernas no formato da letra X, enquanto o varo deixa as pernas em forma de alicate. O recurvatum, por sua vez, é o joelho projetado para trás. “O tratamento mediante a reeducação da postura global pode ser útil”, afirma a reumatologista.

    Postura pode favorecer casos de osteoartrite


    A má postura e os movimentos repetitivos realizados de maneira inadequada são fatores capazes de piorar não apenas a osteoartrite, mas também de facilitar seu desenvolvimento. No entanto,
    o quadro tem origem multifatorial: predisposição genética, sobrepeso, obesidade, idade avançada, falta de fortalecimento muscular e atividades físicas de grande impacto sem orientação são alguns exemplos.

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes