AchèAchè
    search
    Título

    Existe alguma forma de proteger as articulações do joelho no dia a dia?

    Doenças dos Ossos

    Por

    É graças às articulações que o corpo humano é capaz de andar, correr, agachar e praticar os mais variados tipos de movimentos e de atividades físicas. Por isso, quem deseja viver bem deve adotar medidas, ao longo da vida, para mantê-las saudáveis e protegidas de lesões e de outros problemas de saúde, especialmente nas articulações do joelho. Confira as dicas da reumatologista Licia Mota.

    Atividades físicas fortalecem a musculatura e protegem as articulações


    Segundo a médica, existem inúmeras condições que podem afetar as articulações dos joelhos: “A maior parte está relacionada às doenças que levam ao desgaste da cartilagem das articulações, como a osteoartrite. Mas, há também outras que podem afetar os joelhos, como problemas inflamatórios, doenças traumáticas decorrentes de atividades físicas feitas de forma errada e
    lesões que levam à ruptura de ligamentos e meniscos“.
    Como forma de proteger os joelhos, Dra. Licia duas medidas importantes. A primeira é praticar atividades físicas de forma regular para fortalecer a musculatura, mas com cuidados. “Devemos fazer a preparação adequada para cada tipo de exercício, com alongamento, um bom período de repouso entre os treinamentos, sem sobrecarga e sem excesso de impacto é uma forma de proteger as articulações”, aconselha a especialista.

    Excesso de peso prejudica saúde das articulações do joelho


    A outra atitude destacada é a manutenção do peso adequado. O excesso de peso gera uma sobrecarga nas articulações do joelho, fazendo com que elas precisem trabalhar mais para realizar os movimentos do corpo. Como consequência, o sobrepeso e a obesidade aceleram o
    desgaste articular que caracteriza a osteoartrite.
    O sobrepeso deve ser combatido com mudanças na alimentação, sempre orientadas por um profissional capacitado, e com exercícios físicos. A reumatologista lembra ainda que algumas posturas, como ficar agachado por períodos prolongados, também contribuem para acelerar o processo de degeneração das articulações do joelho.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes