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    Pilates: Essa modalidade de exercício pode ajudar a fortalecer as articulações?

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    A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de exercícios físicos, como o pilates, em todas as fases da vida para manter uma boa saúde e qualidade de vida. Estima-se que o ideal é que sejam praticados pelo menos 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, cerca de 20 minutos por dia; ou 75 minutos de exercícios de maior intensidade por semana, aproximadamente 10 minutos diários. 

    No entanto, é importante que as práticas sejam orientadas por um profissional e adequadas à faixa etária do indivíduo, com uma análise do ponto de vista osteoarticular, principalmente se houver histórico de doenças, traumas, lesões ou dores articulares. Será que o pilates é uma atividade benéfica para a saúde das articulações?

    Praticar pilates fortalece as articulações


    Segundo a reumatologista Carla Dionello,
    práticas físicas regulares e supervisionadas possibilitam o fortalecimento articular e seu bom funcionamento devido ao que se chama estímulo piezoelétrico, no qual o peso, tração, impacto e a ação da gravidade ajudam a manter a estrutura das articulações adequada, assim como sua lubrificação e flexibilidade.

    “O pilates combina força, resistência, amplitude de movimento, flexibilidade e também proporciona melhor controle respiratório e da concentração, facilitando o relaxamento e reduzindo as chances de lesões de ligamentos, tendões e músculos”, explica a médica.

    São necessários a avaliação e o acompanhamento de um especialista


    Vale lembrar, no entanto, que os profissionais capacitados para avaliar a sua situação são os ortopedistas, reumatologistas, fisioterapeutas e educadores físicos, os dois últimos trabalhando mais no planejamento e orientação dos exercícios nos casos especiais. Essas avaliações permitem entender a condição de cada corpo, orientando os pacientes para que o esforço físico seja progressivo e verificando se há ou não contraindicações em relação a alguma modalidade.

    Além do pilates, outras atividades podem auxiliar a fortalecer as articulações. Atividades realizadas na água, como natação, hidroginástica, são altamente indicadas, principalmente nos casos de doenças como a osteoartrite, já que a água reduz o impacto do exercício. A musculação também pode trazer resultados favoráveis na prevenção da osteoartrite, já que o fortalecimento dos músculos ajuda na proteção dos ossos e articulações.


    Foto: Shutterstock

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