Dormir bem é importante para a saúde do corpo, ajudando a repor as energias e memorizando as informações aprendidas ao longo do dia. Quem tem problemas para dormir deve prestar atenção ao consumo do café e de outras bebidas que têm cafeína em sua composição para manter um sono de boa qualidade.
Refrigerantes à base de cola podem atrapalhar o sono
“A cafeína é um estimulante e não permite que o cérebro descanse apropriadamente. A substância também está presente em alguns tipos de refrigerantes, chá preto, chimarrão e “, afirma o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura. O consumo da cafeína resulta na liberação da adrenalina, deixando o organismo em alerta na hora de dormir.
Para impedir que o sono seja prejudicado pela cafeína, é necessário restringir o consumo a 400 miligramas por dia. Uma lata de energético de 250 mililitros, por exemplo, tem aproximadamente 80mg de cafeína, quantidade semelhante a uma xícara de café. “O ideal é evitar este tipo de bebida a partir de seis horas antes do horário planejado para dormir”, aconselha o profissional.
Cerveja reduz a qualidade do sono
“As bebidas alcoólicas também podem ser vilãs. Elas até favorecem o início do sono, mas o descanso será de baixa qualidade“, alerta o especialista. Se por um lado, o álcool induz o sono pelo efeito hipnótico, por outro, fragmenta o sono, aumenta os riscos de pausas respiratórias e impede o relaxamento completo do organismo.
Existem ainda alimentos que podem atrapalhar a qualidade do sono. A teobromina, presente em chocolates escuros, reforça a ação estimulante da cafeína. Além disso, a carne vermelha e alimentos gordurosos são digeridos de forma mais lenta e podem causar desconforto ao se deitar para dormir, devendo ser evitados no jantar.
Foto: Shutterstock