search
    Título

    Forçando o sono: o que não fazer para combater a insônia?

    Uncategorized

    Por

    De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), quase 37% dos brasileiros sofrem com a insônia. A doença é capaz de atrapalhar consideravelmente a qualidade de vida e aumentar os níveis de estresse e ansiedade e ainda facilitar o surgimento de problemas cardíacos. No intuito de combatê-la, muitas pessoas adotam certos hábitos, como forçar o sono, que na verdade podem prejudicar ainda mais o quadro de insônia.

    Forçar o sono pode ser estressante e agravar a insônia


    Segundo o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura, se forçar a dormir não é uma boa prática: “Se não conseguir dormir em 20 ou 30 minutos, o ideal é não ficar na cama olhando para o relógio. Leia um livro ou ouça uma música relaxante, mas evite o
    brilho da tela da televisão ou do computador, porque pode estimular o cérebro e mantê-lo acordado”. Volte para a cama quando realmente sentir sono.
    Além disso, é importante evitar mexer no celular antes de dormir. Procure tomar um banho morno, deixando de lado todos os problemas do dia a dia. Atacar a geladeira também pode atrapalhar, especialmente se beber muita água ou outro líquido: a vontade de fazer xixi pode te acordar no meio da madrugada e prejudicar o sono no resto da noite.

    Tomar remédio para dormir? Só com prescrição médica!


    Existe ainda outra atitude bastante desestimulada por Yonekura: “Tomar medicamentos sem orientação médica”.
    Medicações hipnóticas e antidepressivas são as mais indicadas para combater a insônia, mas só devem ser utilizadas depois de uma análise completa do quadro feita por um médico, seguindo as doses e a frequência indicadas. Caso contrário, o problema poderá piorar.
    “Atividades estimulantes antes de deitar, dormir em ambientes com ruído, muito iluminados e desconfortáveis, dormir e acordar em horários diferentes todos os dias, consumir bebidas alcoólicas e estimulantes, como café e refrigerante, e praticar exercícios físicos antes de dormir” são hábitos que o profissional acredita que devem ser evitados para que o tratamento da insônia seja eficaz e, assim, ter uma boa noite de sono.
    9
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes