O , principalmente, por meio do leite e seus derivados. Mesmo assim, nem sempre o organismo recebe o nutriente em quantidades ideais, sendo necessário recorrer à suplementação do cálcio na vida adulta. Os suplementos podem ser encontrados nas farmácias brasileiras em diferentes apresentações, como comprimidos e tabletes mastigáveis.
Tabletes mastigáveis de cálcio são mais fáceis de ingerir
Os tabletes mastigáveis têm algumas vantagens diante dos comprimidos, como explica a nutricionista Suely Iglesias: “Os tabletes mastigáveis são uma alternativa principalmente para pessoas que têm dificuldade de ingerir cápsulas, como os idosos”. Outra vantagem é que os tabletes têm sabores que facilitam a aceitação do produto pelas pessoas, influenciando o resultado do consumo. Além disso, os tabletes não possuem os efeitos colaterais desagradáveis dos comprimidos, como a prisão de ventre, e garantem a entrega do nutriente de forma prática.
O cálcio ganha destaque na alimentação devido a sua importância para a saúde do corpo ao longo de toda a vida: é o cálcio que forma o esqueleto e ajuda a mantê-lo intacto até a chegada da velhice, prevenindo a osteopenia e a osteoporose, que atinge principalmente as mulheres depois da menopausa. O nutriente também é importante para os batimentos do coração, construção dos dentes e secreção do hormônio insulina.
Suplementação de cálcio deve ser feita com recomendação médica
Na alimentação, o cálcio pode ser encontrado em vegetais verde-escuros, como brócolis, rúcula, couve-manteiga e couve-chinesa, além do feijão, grão-de-bico, além do leite e derivados. Já o consumo os tabletes ou as cápsulas de cálcio é uma atitude que deve ser feita de forma responsável, seguindo a dose certa e sempre com a recomendação médica. “Antes de iniciar qualquer suplementação, é importante procurar um especialista. Ele irá avaliar sua real necessidade e fará para você a suplementação de forma individualizada”, completa Suely.
Foto: Shutterstock