search
Título

Quais são as principais formas de suplementação de cálcio?

Doenças dos Ossos

Por

A suplementação de vitaminas e minerais é muito importante e o cálcio é um bom exemplo disso. Sua complementação na dieta se dá de diferentes formas, como aponta a nutricionista Carla Cotta: “Pode ser feita com a versão sintética do cálcio, em diversas formulações farmacêuticas, por meio de associação do cálcio com um aminoácido ou magnésio (para que a absorção seja ainda mais eficiente), dentre outras”. 

Fontes de cálcio na alimentação


Segundo a médica, a suplementação de cálcio também pode ser feita em forma de tabletes mastigáveis ou até mesmo de balas, que substituem a cápsula mantendo-se ricas em composições químicas de cálcio. A substância é encontrada em determinados alimentos, os quais, se forem escolhidos, irão compor uma dieta também benéfica nesse contexto.

“Os alimentos ideais para quem precisa da suplementação de cálcio são os vegetais verde escuros, como a couve; sardinhas; oleaginosas, como amêndoas; iogurtes e derivados. É importante ingerir alimentos ricos em cálcio longe das refeições que contenham ferro, pois os dois competem pelo mesmo ‘sítio’ de absorção”, alerta a nutricionista.

Importância da suplementação e alerta para o consumo excessivo de cálcio


“A suplementação, em geral, é indicada e recomendada quando um indivíduo não consome as quantidades recomendadas de ingestão nas refeições diárias (IDRs), ou quando apresenta disfunções sistêmicas ou doenças que comprometam a absorção de um determinado componente”. Não se trata, portanto, de uma opção alternativa apenas, mas sim de uma medida essencial para saúde de muitas pessoas.  

Carla explica que os suplementos podem ser prescritos por nutricionistas quando o cálcio está na dosagem de ingestão diária máxima (IDRs) e dosagens aumentadas do mineral são indicadas quando já há diagnóstico de osteoporose ou outras doenças relacionadas à calcificação. “Contudo, é preciso ter cuidado com o consumo excessivo de cálcio, já que ele pode depositar-se nas partes moles e artérias do corpo, sendo prejudicial à saúde”.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes