AchèAchè
    search
    Título

    Olheiras: Por que a pele ao redor dos olhos é mais suscetível a esse tipo de manchas?

    Uncategorized

    Por

    As olheiras são manchas no rosto que aparecem ao redor dos olhos em tons azuis, marrons ou roxos e que, apesar de não fazerem mal à saúde, podem ser tornar um grande incômodo estético. São ainda bastante comuns, afetando pessoas de ambos os sexos. A dermatologista Bruna Fanton Gallo, explica os principais motivos para sua alta frequência. 

    Pele fina favorece aparecimento de olheiras


    As olheiras têm
    várias causas diferentes, segundo a especialista. Algumas delas estão relacionadas às próprias características da pele ao redor dos olhos, que favorecem o surgimento dessas manchas: “As olheiras vasculares são mais arroxeadas, devido ao acúmulo dos vasos sanguíneos na área e/ou ao fato da pele ser muito fina. Por isso, os vasos e pigmentos ficam mais aparentes. É uma área que também apresenta flacidez e rugas mais precocemente do que outras partes do rosto”, explica a médica.  

    “As olheiras pigmentares aparecem por causa do acúmulo de melanina, que lhes confere uma aparência amarronzada. Já aquelas com aspecto de profundidade, geralmente surgem pela perda do preenchimento natural local ou mesmo pela genética”, afirma a dermatologista. 

    Rotina saudável ajuda na prevenção das olheiras


    Quem se sente incomodado com essas manchas ao redor dos olhos deve adotar tanto
    medidas preventivas quanto de tratamento. Para evitá-las, é fundamental investir em hábitos de vida mais saudáveis. É importante, por exemplo, ter boas noites de sono, evitar o consumo de cigarros, usar protetor solar, remover maquiagem da maneira correta e se alimentar bem. 

    Já o tratamento para os olhos roxos ou marrons requer medidas mais específicas, já que ele deve ser direcionado para o tipo de olheira diagnosticado pelo médico. De acordo com Dra. Bruna, existem várias opções: diferentes tipos de lasers, cremes hidratantes e clareadores e também o preenchimento facial com ácido hialurônico.


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes