A queda de cabelo é um problema que pode afetar a autoestima e, por isso, muitos são os métodos utilizados para solucionar a perda dos fios e torná-los mais saudáveis. Um deles é o uso do óleo de borragem, ativo que é conhecido pelos seus benefícios não só para a saúde capilar, mas também para o bem-estar do organismo como um todo. Entenda como esse ácido graxo funciona e conheça as vantagens de usá-lo.
Para que serve o óleo de borragem?
O óleo de borragem tem alta concentração de ácidos graxos, sendo o ômega 6 o de maior destaque. Geralmente, é consumido em cápsulas e ingerido como suplemento alimentar, antes ou após as refeições. “É um óleo extraído das sementes de borragem, uma planta medicinal de flores azuis natural do sul da Europa e oeste da Ásia, que costuma crescer em terrenos ricos em nitrogênio. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias”, explica a dermatologista Juliana Fonte.
Por suas propriedades, ele ajuda na prevenção de problemas capilares, como esclarece a especialista: “Os ácidos graxos presentes no óleo de borragem têm ação anti-inflamatória, prevenindo o ressecamento, queda e caspa dos cabelos. Além disso, contém aminoácidos e queratina, que proporcionam força, nutrição e estrutura para os cabelos”. Para manter a saúde dos fios, Dra. Juliana recomenda ainda alguns cuidados, como boa nutrição, hidratação e reconstrução, usar produtos adequados e evitar o excesso de secador e prancha.
Óleo de borragem faz bem para a pele
Não só os cabelos são beneficiados: a saúde da pele também agradece. As propriedades antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, combatendo rugas e linhas de expressão. Ele também é indicado para o tratamento de estrias, já que promove a elasticidade da pele, bem como o crescimento e fortalecimento das unhas.
Apesar de ser comumente encontrado em pílulas, o ativo também pode ser encontrado para uso tópico. O tratamento, no entanto, deve ser sempre receitado e acompanhado por um médico. Consulte um dermatologista para usufruir das vantagens que o óleo de borragem pode trazer.
Foto: Shutterstock