search
Título

O sangramento menstrual pode ser maior em pacientes com endometriose?

Endometriose

Por Dr. João Luiz Scaff

19 de outubro de 2023

A endometriose é uma doença ginecológica caracterizada pelo crescimento de um tecido presente no interior do útero, chamado de endométrio, fora da cavidade uterina, como a bexiga, o intestino e os ovários. Dependendo da gravidade do quadro, a endometriose pode provocar dores muito intensas e aumentar a quantidade de sangramento menstrual.

Aumento do fluxo menstrual e cólicas fortes são sintomas de endometriose


“O fluxo menstrual pode ou não estar aumentado. Um
processo inflamatório local na cavidade uterina leva a alterações das enzimas responsáveis pelo controle do sangramento que, por sua vez, desencadeiam um aumento do fluxo”, explica o ginecologista e obstetra João Luiz Scaff. A endometriose pode ainda tornar o sangramento menstrual irregular.

No entanto, há outros problemas de saúde que podem aumentar o fluxo, como miomas, pólipos uterinos e má-formação do útero. Na dúvida, a paciente pode ficar de olho em outros sinais e sintomas, como cita o profissional: “Outros sintomas comuns estão associados, como desconforto para urinar, constipação, cólicas intestinais, sangramento anal, náuseas, vômitos e dor na relação sexual“, afirma Scaff.

É possível controlar os sintomas da endometriose?


De acordo com o especialista, o
uso de um anticoncepcional, seja progesterona, combinado (estrógeno e progesterona), anel vaginal ou DIU hormonal, poderá controlar a dor, diminuir o sangramento uterino e dar uma melhor qualidade de vida à paciente com endometriose. A escolha do anticoncepcional é feita de forma individual, buscando o método que proporcione a melhor adaptação para a paciente.

O diagnóstico nos estágios iniciais permite controlar a doença com mais facilidade. No entanto, é importante continuar monitorando o quadro, caso os sintomas voltem a piorar. Nestes casos, o médico pode indicar a cirurgia de videolaparoscopia para retirar os focos da doença. Vale lembrar que, se não tratado a tempo, o problema pode provocar infertilidade.

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
Ginecologia
saúde da mulher
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais sintomas ajudam um médico a diagnosticar uma paciente com endometriose?

A endometriose é uma doença que acomete muitas mulheres e normalmente causa sintomas bastante incômodos. O principal deles é a dor, que pode se manifestar em diferentes áreas do corpo. Esse desconforto muitas vezes é intensificado durante o ato sexual, especialmente quando há penetração. “Normalmente são relatadas cólicas intensas, dor pélvica, dor ao urinar, dor […]

Artigos
O que fazer quando o ciclo menstrual é interrompido durante o uso do medicamento?

Endometriose: o ciclo menstrual normalmente tem duração de 28 dias, podendo variar de 21 a 35 dias. Este processo é controlado pelos hormônios estrogênio e progesterona, que são produzidos pelos ovários. O ciclo pode sofrer alterações devido a vários fatores, como ansiedade, estresse, uso de métodos contraceptivos de emergência (pílula do dia seguinte), uso de […]

Artigos
Quais medidas podem ser empregadas para aliviar os sintomas da endometriose, além dos medicamentos?

A endometriose é uma doença crônica que depende de tratamento específico para controle de seus sintomas. Se você sofre com esse problema, dificilmente conseguirá ficar sem tratamento, pois um dos principais sintomas do quadro é a dor, que se manifesta em cólicas e também durante ou após o ato sexual. O tratamento com remédios é […]

Converse com um dos nossos atendentes