AchèAchè
    search
    Título

    O que são as articulações sinoviais?

    Uncategorized

    Por

    As articulações – conhecidas popularmente como juntas – são estruturas que fazem a conexão entre os ossos. Mas, elas não são todas iguais: existem as articulações fibrosas, as cartilaginosas e as sinoviais. As articulações sinoviais, mais comuns, são as que ficam entre os ossos e garantem sua mobilidade, devido ao fato de serem compostas por cartilagem. Conheça um pouco mais sobre elas. 

    Articulações sinoviais são as mais encontradas no corpo


    Segundo a reumatologista Licia Mota, o papel dessas articulações é articular os ossos. “São aquelas em que a superfície óssea é recoberta por uma cartilagem articular e que são unidas por ligamentos e revestidas por uma membrana chamada membrana sinovial. Essas articulações podem ser divididas completamente ou então incompletamente por um disco ou
    um menisco – como é o caso do joelho, por exemplo”, afirma a médica.

    Dra. Licia também esclarece que a capacidade de mobilidade dessas articulações depende de algumas condições. “O movimento dessas articulações vai depender da forma como essas superfícies entram em contato e dos meios que possam limitar esse contato. Elas são de grande importância porque as articulações sinoviais incluem a maior parte das articulações de todo o corpo”, explica a especialista. 

    Traumas e doenças autoimunes podem prejudicar as sinoviais


    Assim como qualquer outra articulação, as articulações sinoviais também estão sujeitas à falhas, muitas vezes devido à alguma doença ou lesão, como assinala a médica: “Existem várias condições que podem afetar as articulações sinoviais: doenças mecânicas e degenerativas,
    como a própria osteoartrite, que é a situação em que há perda progressiva da cartilagem. Também podem ser afetadas por doenças traumáticas, como uma queda ou um acidente”.

    Outras doenças que também são motivo de dores e do mau funcionamento das articulações sinoviais podem ter outras origens. “Doenças inflamatórias ou autoimunes, como artrite reumatoide e espondiloartrites, são doenças em que acontece um processo inflamatório contra a sinóvia. Também pode haver inflamação por depósito de cristais como o ácido úrico, como é o caso da gota”, cita Dra. Licia.

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes